Recentemente, a Câmara Municipal de Porto Velho aprovou a lei complementar 990/2024. Com isso, a criação de abelhas sem ferrão passou a ser permitida na área urbana da capital de Rondônia.
De acordo com a administração municipal, essa lei foi elaborada com o objetivo de estabelecer normas e diretrizes para procedimentos dentro do município de Porto Velho.
A legislação abrange atividades como o "resgate, captura, criação, reprodução, conservação, exposição, transporte, manejo e conservação de abelhas nativas sem ferrão (meliponíneos) e Apis mellifera. Esses procedimentos têm finalidades educacionais, socioculturais, de conservação ambiental, pesquisa científica e econômicas, e envolvem o uso das colônias e seus produtos, subprodutos e serviços de polinização, conforme os princípios estabelecidos pela lei".
A Prefeitura de Porto Velho destacou ainda que, nos últimos anos, a produção de mel na cidade cresceu significativamente, passando de 12 toneladas para mais de 30 mil toneladas em um período de cinco anos.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTICIAS - clique aqui