MAIO AMARELO: Ações e campanha integram 1º Encontro Rondoniense de Educadores de Trânsito

Encontro Rondoniense de Educadores de Trânsito segue até terça-feira (30), no auditório em Porto Velho

MAIO AMARELO: Ações e campanha integram 1º Encontro Rondoniense de Educadores de Trânsito

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Como uma epidemia silenciosa, foi assim que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) evidenciou os acidentes de trânsito, meio que mata mais pessoas que a guerra ou doenças crônicas e severas, durante o 1º Encontro Rondoniense de Educadores de Trânsito e lançamento do Maio Amarelo 2024, campanha com a proposta de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito, em todo o mundo, que traz como tema em 2024: “Qualquer sinal de paz, retribua. Paz no trânsito começa por você”. O evento de abertura aconteceu na segunda-feira (29), em Porto Velho.
 
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as políticas públicas de educação no trânsito são fundamentais para conscientização e auxílio na redução dos números de acidentes.
 
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, o debate de ação finalística tem que ser em conjunto com todos os órgãos de controle, destacando as parcerias que a Autarquia tem buscado junto aos entes públicos, para dar seguimento aos projetos do Departamento. “Atualmente, o trânsito é responsável por 70% das entradas no Hospital João Paulo II, vítimas em decorrência de acidentes”, afirmou.
 
 
AÇÕES EDUCATIVAS 
 
Na ocasião, foram presentadas as ações educativas realizadas pelo Departamento e os novos projetos a serem implementados pelo órgão.
 
Respeite meu Espaço: Campanha permanente, com objetivo de instruir pedestres, ciclistas e condutores de veículos automotores a respeitarem o espaço uns dos outros, no trânsito, valorizando a vida e diminuindo o número de sinistros.
 
Este não pode ser seu último Carnaval: Com o intuito de levar conscientização aos brincantes para não misturar álcool e direção. A ação, consistiu na visita do “Bloquinho do Detran” às unidades da Capital, junto à banda da Polícia Militar, distribuindo plaquinhas interativas, leques e folhetos em formato de lata de cerveja, com orientações sobre um trânsito seguro.
 
Disque Vida: Lançada junto à Campanha do Carnaval, um servidor do Detran-RO conduzia o carro do motorista alcoolizado até sua casa, após um protocolo de atendimento, proporcionando um carnaval mais tranquilo e seguro, não havendo registros de acidentes com motorista bêbado.
 
Sua Vida Vale Mais: Criada com o intuito de implementar ações educativas, através de orientações  aos condutores sobre a importância do respeito e atenção no trânsito, em vias com maiores índices de sinistros de trânsito, conforme estatísticas do setor Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Acidente (Renaest).
 
Mulher no Trânsito. No trânsito cultive o amor!: Foi realizada em todo o Estado, com a distribuição de 6 mil rosas às condutoras, no Dia Internacional das Mulheres, simbolizando o reconhecimento e valorização da presença feminina no ambiente de trânsito.
 
Volta às Aulas: Realização de Pit Stops em escolas da Capital, visando a segurança no trânsito. O objetivo é conscientizar estudantes e população em geral sobre a importância do respeito e uso da faixa de pedestres.
 
Detran nas Escolas: Ações lúdicas e educativas nas escolas, com a participação dos bonecos “Vidinha”, “Ligadinho” e “Didico”, instruindo as crianças sobre segurança no trânsito. São realizados ainda, sorteios de brindes e bicicletas para alunos.
 
Segurança ao Motociclista: Outra ação voltada aos motociclistas onde o Detran-RO, em parceria com concessionárias de motocicletas, realiza orientações sobre segurança no trânsito. Os participantes recebem capacetes, viseiras e antenas corta-pipa como parte do kit de segurança.
 
O evento contou com a presença de autoridades estaduais e convidados de fora do Estado, como a diretora de operações do Detran da Paraíba, Roberta Gouveia Neiva; coordenadora de Educação no Trânsito do Acre, Francicléia Machado; comandante do Batalhão de Trânsito, Deivsson Bispo; secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Obras e Serviços Públicos (Seosp), José Hélio Pachá; titular da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira; representante do comando do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), coronel BM Cristina Lima; desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Daniel Lagos; representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Eluana Laydenitz; vice-presidente do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inpotran), Francisco Garonce e o deputado estadual, Lucas Torres.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Roni Dallarmi

L de Souza LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS