COVID-19: Vacinação infantil é reforçada para atingir meta de imunização em RO

Em Rondônia a meta é de 326 mil crianças a serem vacinadas

COVID-19: Vacinação infantil é reforçada para atingir meta de imunização em RO

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A vacina contra a covid-19 foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de seis meses a 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), passando a integrar na rotina de imunização dessa faixa etária. A alteração segue a definição do Ministério da Saúde (MS) e orientações da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reduzir as chances do público infantil de apresentar casos graves da doença, visto que, o imunizante é o principal meio de proteção à covid-19.
 
A Gerente Técnica da Vigilância em Saúde Epidemiológica da Agevisa, Arlete Baldez destacou a importância da vacinação infantil em Rondônia, definindo três faixas etárias para atendimento: crianças de 6 meses a 2 anos; 2 a 4 anos, e 4 a 11 anos, totalizando uma meta de 326 mil crianças a serem vacinadas.
 
Para crianças menores de 5 anos, são necessárias três doses: o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 4 semanas e de 8 semanas entre a segunda e a terceira dose. Embora a vacina contra a covid-19 não seja obrigatória, a gerente enfatiza sua importância como uma questão de cidadania e compromisso com a saúde pública.
 
 
DISTRIBUIÇÃO
 
A distribuição da vacina Pfizer pediátrica no Estado já ocorreu, sendo reconhecida como segura e eficaz para crianças de 6 meses a 5 anos. Arlete Baldez salientou sobre a necessidade de aumentar a cobertura vacinal no Estado, ressaltando que, a covid-19 ainda representa um desafio de saúde pública, mesmo não sendo mais considerada uma emergência.
 
O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima destacou acerca da relevância da ação no Estado. “A oportunidade de doses é um benefício posto à disposição da população pelo Ministério da Saúde, que orienta um esquema vacinal completo. O apelo final é para que os pais levem suas crianças aos postos de vacinação, com o objetivo de garantir uma cobertura adequada”, evidenciou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS