COLUNA SEMANAL: Governador Marcos Rocha precisa abrir os olhos com as eleições desse ano

Saiba que deputada rondoniense foi cobrir a guerra de Israel; 08 de janeiro; último dia da decoração de Natal em Porto Velho; isso e muito mais

COLUNA SEMANAL: Governador Marcos Rocha precisa abrir os olhos com as eleições desse ano

Foto: Divulgação

 
Pesado
 
 
2024 começou e com ele, janeiro sendo janeiro. Digo isso, porque esse é o mês em que chegam IPTU, material escolar, IPVA, gastos do Natal e Ano Novo e por aí vai. É um mês que demora a acabar. Mas com ele também chegam junto os planos para melhorarmos e desistirmos do que não foi bem no ano anterior e tocarmos a bola para frente. Temos que ter fé, força e trabalho que esse ano será melhor. 
 
 
 
Deputada de RO na guerra
 
 
 
Esses dias, navegando pelo Instagram da deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), eis que aparece uma das postagens da nobre parlamentar vestida com colete da imprensa, capacete militar, em Israel, como se estivesse cobrindo a guerra com a Palestina. Ela foi parcial, pois, só cobriu o conflito em Israel, deveria ter ido também na faixa de Gaza ou nos campos de refugiados palestinos para mostrar os dois lados dessa carnificina, em que uma boa parte do mundo e quem tem o poder de decisão assiste como se fosse um jogo de computador. A pergunta que não quer calar é: o que uma deputada de Rondônia foi fazer nesse conflito? 
 
 
PM-RO em Israel
 
Já não bastasse a tentativa de homenagear o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, com o título de cidadão honorário de Rondônia pelos “relevantes serviços” prestados ao Estado, proposta pelo deputado estadual Delegado Lucas (PP)? Ou ainda, a bandeira de Israel ter sido estendida em pleno CPA, sede do governo de Rondônia, como apoio às ações militares israelenses contra os palestinos? Do jeito que a coisa anda, vão acabar propondo o envio de tropas da Polícia Militar para reforçar o exército de Israel. Vai vendo...!
 
 
08 de janeiro
 
 
Na próxima segunda-feira(08), será um dia para todos os brasileiros fazerem uma reflexão sobre o que querem para o nosso país. Nessa data, estará fazendo um ano que vândalos depredaram as sedes dos Poderes da República, por não concordarem com resultado da eleição presidencial, de onde saiu vencedor Lula. Com certeza, para quem tem um pouco de cérebro, não é um dia para ser celebrado, mas, sim, para ser lamentado. Não temos do que nos orgulhar! Democracia e resultado eleitoral devem ser respeitados por quem vence e quem perde. Sem isso, estamos nas trevas!
 
 
 
Enforcar o ministro
 
 
 
Falando nisso, foi descoberto um plano para matar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes, caso o golpe de 8 de janeiro, tivesse dado certo. No plano havia a previsão de que ele deveria ser preso, levado para Goiânia e, depois, enforcado em praça pública. Queriam fazer um Afeganistão no Brasil. Lá, enforcar opositores do governo em praça pública é normal. Eles também são a favor de todos andarem armados, só ouvirem hinos religiosos e mulher não tem direitos. Ainda bem que não deu certo esse delírio coletivo de parte dos brasileiros. 
 
 
 
Conversa
 
 
Para marcar o dia 08 de janeiro, estará sendo promovida na sede do Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações de Rondônia (Sinttel), em Porto Velho, uma roda de conversa, intitulada ‘Onde estávamos em 08 de janeiro de 2023?’. O encontro começa às 18:30 e a sede do Sinttel fica na rua Santos Dumont, 198, Caiari, região Central de Porto Velho, em frente a Praça Aluísio Ferreira. 
 
 
Ruínas
 
 
O Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, localizado em Porto Velho, ao lado do Ginásio Claúdio Coutinho, está em estado de total abandono. O parquinho para as crianças está um perigo para os pequenos e para os adultos. Os campos de futebol e quadras de areia estão uma decepção. As quadras de basquete, não possuem mais aros e precisam de uma reforma geral. Aliás, tudo precisa ser reformado no local. É lamentável que uma área de lazer, em pleno centro da cidade esteja nessas péssimas condições. A prefeitura da capital diz que não é responsabilidade dela a manutenção do local e joga a bola para o Governo de Rondônia, que devolve para a prefeitura. Nesse jogo de empurra, sobra sempre para os cidadãos e cidadãs de Porto Velho. Tomara que os governantes não se esqueçam que as eleições estão chegando e, nessa época, o eleitor vira rei.
 
   
Hildon e Rocha
 
 
 
A conversa desse ano serão as eleições 2024, quando vão ser eleitos prefeitos e vereadores. A união entre governador Marcos Rocha e prefeito Hildon Chaves, ao que tudo indica, não deverá se repetir esse ano, como ocorreu em 2022, em que juntaram forças e aconteceu a reeleição do governador. O tabuleiro da política na capital já não é mais tão favorável a essa parceria entre os dois grupos políticos. Segundo fontes, há um rompimento e cada um deve ir de candidato próprio. De fato, já não se vê mais fotos dos dois juntos...
 
 
Perder Espaço
 
Se pensarmos bem, em 2026 já está aí com as eleições para governador e Senado Federal. Assim, Marcos Rocha vai querer fazer o sucessor e concorrer ao Senado, já que não pode se reeleger. Do outro lado, está Hildon Chaves com as opções de concorrer ao Senado ou ao Governo de Rondônia. Marcos Rocha já foi inábil na política, mas aprendeu muito rápido a lição e sabe que qualquer terreno deixado para trás é dar espaço para outros crescerem, sendo assim, não vai aceitar Hildon Chaves crescendo e instalando o grupo dele no comando do Estado e em Porto Velho. Se isso ocorrer, será o ostracismo para Marcos Rocha. 2024 promete muito!
 
 
Havan
 
Um assunto que está caindo no esquecimento, talvez pelas festas de final de ano, é o incêndio na estátua da Havan, em Porto Velho. O que se sabe até o momento, é que o crime foi praticado no último dia 14 de dezembro por duas mulheres. Foram oferecidas recompensas que totalizavam R$ 150 mil, para quem desse pistas que levassem aos incendiários(as). Porém, até agora não se sabe quem, de fato, praticou o ato de vandalismo. Talvez, com o fim das festas de final de ano, se cheguem aos autores. Só nos resta aguardar!
 
 
 
Último dia
 
 
O Natal já passou, mas quem ainda quiser ver e fazer aquela foto para as redes sociais na decoração natalina que está no Parque da Cidade, localizado atrás do Porto Velho Shopping, na capital, só tem até esse final de semana. Isso porque, depois, o local fecha para a manutenção e a decoração será desmontada. Então se apressem, estão lindas as luzes de Natal!
 
 
Porto Velho antiga
 
 
 
A foto para essa primeira coluna de 2024, é do centro de Porto Velho, entre as décadas de 50 e 60. Essa fotografia é da página do Facebook ‘Retratos da História’, do pesquisador Anderson Leno. Ela retrata o Edifício Mara construído em 1952, que tinha como proprietários o casal Durvalina e Bernardo Simeão nos anos 60. Situava-se na esquina das Ruas Natanael de Albuquerque e José de Alencar, no centro de Porto Velho.
Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS