EM PORTO VELHO: Defesa Civil aponta possível seca mais rigorosa em 2024 no Rio Madeira

Baixo volume de chuvas na região fez prefeitura decretar estado de emergência

EM PORTO VELHO: Defesa Civil aponta possível seca mais rigorosa em 2024 no Rio Madeira

Foto: Divulgação/SMC Porto Velho

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A situação de emergência foi decretada pela Defesa Civil em Porto Velho devido ao prolongado período de seca e à escassez de chuvas na região. O fenômeno El Niño tem desempenhado um papel significativo nesse cenário, e as projeções indicam que em 2024 a seca poderá se intensificar ainda mais.

 

O recente Decreto nº 19.614 ressalta que as chuvas no primeiro semestre de 2023 ficaram aquém da média, e as expectativas para o segundo semestre não estão sendo atendidas.

 

Apesar das chuvas, típicas do período de inverno amazônico, a influência persistente do El Niño está prolongando a estação seca, indicando que 2024 pode experimentar uma estiagem semelhante ou até mais severa do que a observada neste ano na capital.

 

Essa avaliação tem como base as previsões climáticas da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). A Defesa Civil destaca que o período de seca pode se estender até abril do próximo ano.

 

A redução no volume de chuvas na região está impactando diretamente o nível de rios como Guaporé, Mamoré, Madre de Dios, Jamari, Madeira e seus afluentes.

 

Além disso, essa condição afeta o abastecimento de água para a população, especialmente para os distritos e comunidades ribeirinhas, e gera prejuízos significativos para a agricultura e a pecuária dos municípios.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS