15 DE MARÇO: Período de defeso de espécies de peixes começa em Rondônia

Pesca comercial está proibida e pesca esportiva será controlada; quem for pego, poderá receber multa de até 100 mil reais

15 DE MARÇO: Período de defeso de espécies de peixes começa em Rondônia

Foto: Jatuarana, bastante apreciada pelos rondonienses, também está na lista de peixes proibidos - Revista Aruanã

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A fase de defeso, que corresponde ao período em que são proibidas ou controladas as atividades de caça e pesca esportivas e comerciais, já teve início em Rondônia e se estenderá até 15 de março de 2024 para a maioria das espécies de peixes.

 

Durante esse intervalo, a pesca comercial está restrita, permitindo apenas a pesca para subsistência dos pescadores e a pesca esportiva, sujeita a algumas restrições.

 

Durante o defeso, pescadores profissionais, artesanais, amadores e aqueles que praticam a modalidade pesque e solte estão autorizados a capturar e transportar até cinco quilos de peixe por semana ou um exemplar, desde que estejam licenciados ou dispensados de licença.

 

Na pesca para subsistência das populações ribeirinhas, é permitido pescar até cinco quilos de peixe por dia.

 

As espécies sujeitas ao período de defeso incluem Tambaqui, Pirarucu, Pescada, Surubim, Caparari, Pirapitinga, Jatuarana, Dourada, Filhote e Pirarara.

 

É importante observar que o tambaqui e o pirarucu têm períodos diferentes de proibição para a pesca comercial, iniciando em 1º de outubro e 1º de novembro, respectivamente. Os demais peixes estão sob restrição de 15 de novembro a 15 de março.

 

Essas medidas são aplicáveis em todas as bacias hidrográficas do estado, abrangendo os rios Madeira, Mamoré, Jamari, Abunã, Machado, Roosevelt e a calha principal do Rio Guaporé.

 

Vale ressaltar que o não cumprimento da legislação durante o período do defeso pode resultar em multas que variam de R$ 700 a R$ 100 mil, além da apreensão do material utilizado na atividade.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS