Cursos são presenciais e à distância; inscrições vão até dia 15 de dezembro de forma online
Foto: Divulgação/IFRO
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) anunciou a abertura do processo seletivo para preenchimento de aproximadamente 3,5 mil vagas em cursos técnicos e de graduação gratuitos. Essas oportunidades estão disponíveis nos 10 campi da instituição em Rondônia.
As inscrições devem ser realizadas online por meio do site do IFRO até o dia 15 de dezembro. Os candidatos devem providenciar RG, CPF e histórico escolar do ensino médio ou fundamental, dependendo da modalidade de curso desejada.
Dentre as vagas oferecidas, 1,8 mil são destinadas a cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, com aulas presenciais distribuídas em 9 campi no estado. Os candidatos devem ter sido aprovados no ensino fundamental, sem pendências.
O campus Porto Velho Zona Norte, pela primeira vez, irá oferecer cursos técnicos integrados, disponibilizando vagas para Técnico em Administração e Técnico em Informática.
Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, foram abertas 280 vagas em cinco unidades do IFRO, com opções presenciais e a distância. Os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio, e a seleção é baseada na média geral do histórico escolar, incluindo conclusão por ensino médio regular, provão, Encceja ou ENEM.
As vagas estão disponíveis em diversas áreas, como Técnico em Enfermagem em Guajará-Mirim, Técnico em Administração EaD em Jaru, e Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática em Porto Velho Calama, além de Técnico em Administração em Porto Velho Zona Norte e São Miguel do Guaporé.

Campus Porto Velho (Calama) também vai oferecer cursos à comunidade - Foto: Divulgação/IFRO
Graduação
No que diz respeito aos cursos de graduação, quase 1,4 mil vagas foram ofertadas para os 10 campi do IFRO, abrangendo opções de tecnólogo, bacharelado e licenciatura. Para todas as opções, é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio.
A seleção será feita com base na média geral das notas do Ensino Médio. Para matrícula em cursos na modalidade de ensino a distância, é necessário que o candidato resida no município onde o campus está localizado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!