CLIMA: RO fortalece compromissos ambientais durante Conferência Brasileira

O Estado vai ser representado pelo titular da Sedam e reunirá especialistas

CLIMA: RO fortalece compromissos ambientais durante Conferência Brasileira

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em busca de fortalecer iniciativas no combate ao desmatamento, restaurar florestas e implementar práticas sustentáveis, por meio do mercado de créditos de carbono, o Governo de Rondônia vai participar da Conferência Brasileira Clima & Carbono, que vai acontecer na quinta-feira (26), em São Paulo (SP). O Estado vai ser representado pelo titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e reunirá especialistas que vão abordar temas como Clima e Mercado de Carbono, Desafios e Oportunidades para o Mercado de Carbono no Brasil, com foco na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a ser realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, em Dubai.
 
A Conferência coloca em destaque tópicos cruciais para o Brasil, incluindo exemplos de melhores práticas para o setor, os obstáculos enfrentados e as oportunidades que se apresentam. Além disso, vai abordar questões prementes, como a regularização fundiária na Amazônia, iniciativas jurisdicionais em nível estadual, projetos individuais e a necessária regulamentação do mercado de carbono no país, entre outros temas de relevância. 
 
O Estado tem buscado avançar em soluções capazes de diminuir os impactos causados pelas mudanças climáticas e fortalecer a sustentabilidade. Para tanto, realizou no dia 5 de outubro, o 3° Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, a fim de debater questões que devem receber uma atenção especial, principalmente com relação às ondas de calor mais intensas em Rondônia e a seca do Rio Madeira. O evento destacou ainda, as conquistas alcançadas, como a queda de 60% no índice de desmatamento, durante o primeiro semestre de 2023 e a redução de mais de 70% nos registros de incêndios florestais.
 
De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a Conferência oferecerá oportunidades de estabelecer um caminho benéfico para a nação e o mundo. “O Brasil é um país rico em recursos naturais e diversidade, mas enfrenta desafios significativos em relação ao desmatamento, emissão de carbono e preservação de nossos biomas”. Participar da Conferência Brasileira Clima & Carbono será relevante, pela oportunidade de discutir e definir estratégias que irão moldar o futuro sustentável do Brasil.
 
O Fórum foi organizado pela Sedam e reuniu representantes de secretarias do Governo, dos municípios, povos indígenas, comunidades tradicionais, agricultores familiares e de órgãos ambientais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS