DESCASO: População reclama da falta de exames em unidades de saúde de Porto Velho

Ana Adelaide, UPA Sul e Maurício Bustani não estão fazendo procedimentos básicos, dizem pacientes

DESCASO: População reclama da falta de exames em unidades de saúde de Porto Velho

Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Velho

Segundo pacientes que necessitam de unidades básicas de saúde que estão sob a responsabilidade da Prefeitura de Porto Velho, exames básicos estão em falta em locais de grande movimentação como a Policlínica Ana Adelaide, o Centro de Saúde Maurício Bustani e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Sul.

 

De acordo com a população, a lista do descaso inclui raio-x, PCR (exame para Covid-19) e hemograma.

 

"Ana Adelaide não fez esses procedimentos. Os funcionários disseram de novo que estão sem laboratório. UPA Sul não faz, Maurício Bustani não faz. Essa é a saúde de Porto Velho! É a quinta vez que venho ao Ana Adelaide e sempre nos dão uma desculpa”, desabafou uma mulher.

 

Há 10 dias, mulher tenta fazer exames básicos e não consegue - Foto: Rondoniaovivo

 

Ela segue: “Desta vez, disseram que o problema é o laboratório não funciona porque estão lavando. Todo o dia é uma palhaçada e o povo implorando por atendimento. Todo o dia é uma desculpa pela falta de gestão. Disseram que só daqui uma hora, mas atendimento que é bom, nada”.

 

No dia 03 de abril, o Rondoniaovivo publicou uma reportagem com o seguinte título: “CAOS: Pacientes relatam problemas na Ana Adelaide e na UPA Sul em Porto Velho”.

 

Recepção do laboratório da Policlínica Ana Adelaide fechada e piso sendo lavado

 

Passados oito dias depois, de acordo com os usuários destas unidades de saúde, nada mudou de lá para cá, mesmo com as denúncias.

 

À época, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), sobre a Ana Adelaide nos informou que “está passando por uma manutenção elétrica. Por este fato, alguns equipamentos precisaram ser desativados temporariamente para não haver dano. A unidade está aguardando o comparecimento da Energisa para finalizar o trabalho e retomar os atendimentos”.

 

Sobre o problema ocorrido nesta terça-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) apontou que "realiza coleta de exames laboratoriais em 17 unidades de saúde na capital. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30, por ordem de chegada".

 

E ainda: "O paciente precisa ter em mãos o pedido de exame, cartão do SUS e documento de identificação com foto. Confira as unidades e os exames disponibilizados através deste link: https://semusa.portovelho.ro.gov.br/artigo/37214/diagnostico-prefeitura-oferece-exames-laboratoriais-em-17-unidades-de-saude".

 

A Semusa ainda observa que "sobre o ocorrido na Policlínica Ana Adelaide, o laboratório estava em processo de higienização quando a paciente chegou ao local. Após a limpeza, o atendimento foi retomado".

 

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS