PREOCUPANTE: RO tem um dos maiores índices de mortalidade materna no Brasil

Os dados são do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS)

PREOCUPANTE: RO tem um dos maiores índices de mortalidade materna no Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) publicou levantamento sobre razão de mortalidade materna (RMM).
 
 
Rondônia está numa posição preocupante no quesito, vez que os números “dispararam” de 2019 a 2021.
 
 
Em 2021, inclusive, o estado (165,2) surgiu como uma das três piores unidades da federação no apontamento, ficando atrás apenas de Tocantins (185,6) e Roraima (275,5).
 
 
O levantamento conclui – com ilustração de gráficos –, que as doenças virais foram as principais responsáveis pelos registros de morte de gestantes e puérperas no ano de 2021, atingindo razão de mortalidade de 50,4 mulheres a cada 100 mil nascidos vivos.
 
 
A entidade entende que “Cerca de 90% das mortes maternas são evitáveis. Por essa razão, a mortalidade materna é considerada um dos maiores problemas da saúde pública brasileira e uma das mais graves violações dos direitos humanos das mulheres”.
 
 
Em termos locais, o advogado e sociólogo Vinicius Valentin Raduan Miguel,  especialista em Administração Pública (CIPAD-FGV) e doutor em Ciência Política (UFRGS), entende:
 
 
“A situação é dramática e absurda. Demonstra que a atuação do Poder Público é péssima, causando mortes evitáveis. Nossos dados, em Rondônia, são os piores do país e isso é o sintoma de uma doença muito grave: a incompetência política”, anotou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS