RINOPLASTIA: Saiba detalhes importantes sobre cirurgia plástica no nariz

Segundo levantamento de entidade, a rinoplastia está entre os procedimentos cirúrgicos mais realizados no Brasil

RINOPLASTIA: Saiba detalhes importantes sobre cirurgia plástica no nariz

Foto: Foto de Renan, que participou do BBB 16, mostra que ele teria feito cirurgia plástica no nariz - Montagem/Instagram

O Brasil é o segundo país onde mais se realizam cirurgias plásticas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E segundo o levantamento mais recente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a rinoplastia está entre os procedimentos cirúrgicos mais realizados por aqui. A maior parte dos brasileiros que se submete à intervenção (64,5%) é composta por jovens de 19 a 34 anos de idade.

 

Se você integra esse contingente que sonha em aprimorar algum aspecto na forma ou na função nasal, escrevi esse conteúdo para você. Continue a leitura e confira absolutamente tudo sobre a tão procurada cirurgia no nariz!

 

O que é a rinoplastia?

 

Rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. Ela é indicada tanto para a correção de imperfeições estéticas como para o tratamento de desvios funcionais, ajudando os pacientes a respirar melhor.

 

De maneira geral, o procedimento leva cerca de 03 horas e pode ser feito com anestesia geral ou anestesia local e sedação. A permanência no hospital é curta. Se tudo correr conforme o esperado, o paciente recebe alta entre 12 e 24 horas — mas, muitas vezes, é possível ir para casa no mesmo dia.

 

Para decidir o tipo de rinoplastia indicada para cada paciente, o médico responsável faz um exame clínico no próprio consultório. Geralmente, ele inspeciona o interior das fossas nasais com a ajuda de um endoscópio, antes e depois do uso de um spray descongestionante. Isso permite ao profissional avaliar as condições do septo nasal (partição mediana) e da mucosa posicionada ao lado do canal por onde passa o ar (cornetos).

 

Quais são os tipos de rinoplastias?

 

Existem diversos tipos e subtipos de cirurgias no nariz. São técnicas que, sozinhas ou combinadas entre si, são escolhidas para atender às necessidades de cada paciente.

 

Rinoplastia estética

 

A rinoplastia estética é o tipo de cirurgia no nariz mais procurado. Conforme o objetivo cirúrgico, ela se divide em diversos subtipos. São eles:

 

- Rinoplastia redutora, realizada quando há necessidade de reduzir algum aspecto do nariz (geralmente, o excesso de tecidos ósseos e cartilaginosos que formam a giba);

 

- Rinoplastia de aumento, realizada quando é preciso aumentar algum aspecto do nariz para melhorar a proporção facial (geralmente, quando a estrutura nasal apresenta algum afundamento ou em perfis masculinos muito retilíneos);

 

- Rinoplastia da columela, realizada quando é necessário alterar a fenda que divide as narinas (geralmente, em pacientes com a columela retraída);

 

- Rinoplastia para levantar a ponta nasal, realizada quando a extremidade do nariz é projetada para baixo (geralmente, em narizes do tipo adunco, os quais têm as pontas direcionadas para baixo, e caucasianos, os quais têm os dorsos pouco protuberantes).

 

 

Rinoplastia funcional

 

A rinoplastia funcional é o tipo de cirurgia no nariz mais realizado. Ela permite corrigir não apenas a parte estética (como fazer alguma redução no nariz), mas também as alterações funcionais nas estruturas nasais, ligadas à capacidade respiratória. Pela grande quantidade de procedimentos realizados, entre os subtipos de rinoplastias funcionais, destacam-se:

 

- Rinosseptoplastia, realizada quando, além das melhorias estéticas, é preciso corrigir o desvio de septo;

 

- Rinoplastia associada à correção da hipertrofia dos cornetos (também chamados de conchas nasais ou carne esponjosa), realizada quando é necessário facilitar a passagem do ar e tratar a obstrução nasal contínua.

 

Rinoplastia étnica

 

A rinoplastia étnica é realizada com o objetivo de alterar traços étnicos considerados, pelo paciente, como demasiadamente marcantes — buscando um visual mais harmônico, mas sem descaracterizar suas raízes. Por exemplo: asas nasais alargadas, ausência de dorsos, pontas muito projetadas para baixo, dentre outros casos.

 

Rinoplastia pós-traumática ou reconstrutiva

 

A rinoplastia pós-traumática ou reconstrutiva é feita em pacientes que sofreram alguma lesão que afetou a forma ou a função nasal. Ela também pode ser indicada para tratar deformidades estéticas e funcionais decorrentes de malformações congênitas, como a fenda labial.

 

Nessa técnica, muitas vezes, costuma ser necessário usar enxertos de pele ou cartilagem. Geralmente, eles são extraídos do corpo do próprio paciente, para evitar rejeição. Quando isso não é possível, pode-se usar um enxerto sintético.

 

 

Rinoplastia secundária ou revisional

 

A rinoplastia secundária ou revisional é uma técnica realizada em pacientes que já foram submetidos a rinoplastias anteriores (com, pelo menos, 01 ano de diferença). São casos em que a capacidade respiratória ficou abaixo do esperado ou o resultado estético deixou a desejar, seja por imperícia médica, descuidos no pós-operatório ou eventuais acidentes.

 

Quando se trata de uma segunda intervenção, o procedimento é bem mais complexo. Isso porque, uma vez operada, a estrutura nasal pode ficar com cartilagem insuficiente, tecidos fibrosos e cicatrizes espessas. Esses fatores dificultam a cirurgia e, muitas vezes, exigem o uso de enxertos de cartilagem autógenos — os quais costumam ser extraídos das costelas ou das orelhas do próprio paciente.

 

Para quem a rinoplastia é indicada?

 

Segundo a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), caso exista um motivo que justifique sua precocidade, a rinoplastia pode ser realizada a partir dos 15 anos de idade. No entanto, estudos sugerem que a idade mínima ideal para fazer o procedimento é aos 17 anos.

 

Isso porque, nessa faixa etária, as estruturas ósseas da face estão quase completamente formadas, sofrendo pouquíssimas alterações no futuro. São candidatos ao procedimento pessoas que:

 

- Têm o desejo de melhorar algum aspecto na aparência do nariz;

 

- Sofreram algum trauma (ou infecção) que alterou, definitivamente, o formato de seus narizes;

 

- Tiveram algum defeito congênito (como a fissura labial) corrigido quando eram mais novas e desejam refinar os resultados;

 

- Sentiram que os narizes mudaram de forma com o envelhecimento, ficando com a ponta mais caída, por exemplo;

 

- Sofrem com a sensação contínua de nariz entupido, e o tratamento com sprays nasais não melhora a obstrução de maneira duradoura.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS