ELETRICIDADE: Energisa orienta como evitar acidentes durante reformas em imóveis

Toque acidental na rede elétrica com cabos, vergalhões, antenas de TV, escadas e andaimes estão entre as principais causas de choque elétricos

ELETRICIDADE: Energisa orienta como evitar acidentes durante reformas em imóveis

Foto: Ilustrativa

No início do ano é comum a realização de pequenas reformas nas empresas e residências. Além dos cuidados com a escolha dos materiais e dos profissionais que vão fazer a obra, é importante estar atento à segurança para evitar acidentes.
 
 
Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2022, divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), foram registrados 136 acidentes envolvendo podadores de árvore, pintores, pedreiros, ajudantes da construção civil, instaladores de calhas, toldos, ar-condicionado, TV a cabo e telefonia durante o ano de 2021 em todo país.
 
 
Segundo o coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa em Rondônia, Lenildson Santos, o toque acidental na rede elétrica com cabos, vergalhões, antenas de TV, escadas e andaimes estão entre as principais causas de choque elétrico. “Por isso, nunca trabalhe perto da rede de energia quando estiver ligada. Um segundo de distração pode ser fatal.  Antes de começar a executar o serviço, observe e identifique situações que podem gerar algum acidente e depois tome medidas para evitá-los, como o uso de equipamentos de proteção individual e o desligamento da energia”, afirma.
 
 
Santos orienta que quando o conserto for na fachada e próximo à rede elétrica ou poste, o morador pode solicitar o desligamento da rede para a Energisa. O contato deve ser feito com no mínimo 30 dias de antecedência em uma das agências de atendimento na empresa ou pelo 0800 647 0120. A Energisa também disponibiliza orientações de como evitar acidentes com a eletricidade em seu canal no You Tube (@EnergisaBrasil).
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS