FUNASA: Municípios de RO recebem prêmio por gestão de saneamento básico

O evento contará com a presença de muitas autoridades, como prefeitos, servidores publicos, governo do estado, agencias, órgãos de controle e toda população interessada em participar

FUNASA: Municípios de RO recebem prêmio por gestão de saneamento básico

Foto: Divulgação

 

No próximo dia 14 de dezembro será entregue no auditório do IFRO os PMSBs de 19 municípios do estado de Rondônia, ferramenta única de gestão nas ações de saneamento, o plano municipal foi elaborado pela FUNASA de Rondônia em parceria com IFRO e 19 comitês dos municípios contemplados.
 
 
Esse projeto teve início em dezembro de 2017 com a assinatura do termo de execução, em julho a Funasa fez seu primeiro repasse para projeto avaliado na ordem de 3 milhões de reais, no ano de 2019 iniciou se o trabalho de campo de conscientização e capacitação dos técnicos nos municípios somado com eventos de mobilização social para divulgação do Projeto.
 
 
No ano de 2020 com a pandemia, o projeto teve redução de suas atividades, em 2021 após uma reestruturação no plano de trabalho para adaptação, foi implementado programas em forma de laives, e foram retomadas as atividades afim de cumprir seu cronograma, o projeto correu um sério risco nesta fase visto a adaptação. No ano de 2022 em junho iniciou se a fase conclusiva de relatório final de forma presencial de contou inclusive com a participação do superintendente da Fundação em quase todas as audiências de forma presencial nos municípios, para divulgação deste importante trabalho.
 
 
 
 
"Sem dúvida nenhuma o estado de Rondônia entra para história do saneamento no dia 14 próximo, seremos o primeiro estado do Brasil aonde todos os municípios terão seus planos de saneamento e também serão os primeiros planos do Brasil em consonância com a lei federal 14.026, que visa a universalização do serviço, estamos deixando um legado para o estado que pela primeira vez tem a oportunidade de ter este planejamento feito em todos os municípios, muito orgulhos de todos envolvidos neste projeto e com a certeza de que até a data de 2033 teremos executado uma parcela importante deste serviço para população do estado de Rondônia’". Afirma o superintendente de Fundação João Siqueira.
 
 
O evento contará com a presença de muitas autoridades, como prefeitos, servidores publicos, governo do estado, agencias, órgãos de controle e toda população interessada em participar.
 
 
Saneamento básico faz parte da política pública social e sem dúvida abrange uma serie de eixos que atingem diretamente a população, como saúde púbica preventiva, meio ambiente, inclusão social, infraestrutura além dos quatro eixos, água tratada, coleta e destinação de esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e coleta e destinação de resíduos sólidos, sem dúvida nenhuma este evento terá uma repercussão não só para nosso estado mais para todo Brasil.
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS