BRASILEIROS: Os anéis do poder vs A casa do dragão. Séries de fantasia competem por público

BRASILEIROS: Os anéis do poder vs A casa do dragão. Séries de fantasia competem por público

Foto: Divulgação

As plataformas de streaming de vídeo dominaram a indústria do entretenimento na última década - de pioneiras como a Netflix até gigantes clássicas do mercado como a Disney, consumidores estão constantemente sendo alvo de campanhas de marketing que buscam convencê-los a escolher uma assinatura ao invés de outra, e principalmente, em qual plataforma vão gastar mais de seu tempo livre.
 
Conseguir destaque dentro de um ambiente tão agressivamente competitivo não é fácil, mas uma das formas mais eficazes é oferecer algum conteúdo exclusivo de alta qualidade e que capture o público, garantindo as assinaturas que desejam receber mais e mais temporadas de uma boa série. No segundo semestre de 2022, duas plataformas chamam a atenção com duas séries incríveis baseadas em sucessos anteriores - mas quem será que saiu na frente? Confira. 
 
A Casa do Dragão e Os Anéis do Poder 
 
Pessoas de todas as idades e de diversas gerações diferentes podem concordar que ficar completamente imerso em um mundo de fantasia - com heróis, espécies místicas, e magia - é uma das experiências mais impactantes e divertidas dentro do entretenimento. Por isso, não é de se surpreender que os universos criados por J. R. R. Tolkien, de Senhor dos Anéis, e George R. R. Martin, das Crônicas de Gelo e Fogo, se tornaram fenômenos culturais imediatos e com diversos fãs apaixonados por suas obras. E esse não é apenas o único fator unindo os dois criadores, pois ambas as suas obras geraram adaptações para o cinema e televisão que conquistaram o público: é o caso da série da HBO Game of Thrones (A Guerra dos Tronos) com milhões de telespectadores e imenso sucesso na crítica, e da trilogia de filmes O Senhor dos Anéis, ganhadora de diversos prêmios Oscar.
 
Esses dois universos são, agora, protagonistas em um duelo por audiência e, curiosamente, através da mesma proposta: a criação de uma série que explica os acontecimentos anteriores às obras passadas. A plataforma HBO Max oferece a Casa do Dragão, série que desvenda os 400 anos anteriores aos eventos de Game of Thrones e busca explicar a dinastia Targaryen. Já a Amazon Prime foi capaz de obter os direitos para criar a série Anéis do Poder, que retrata uma série de acontecimentos anteriores aos encontrados em O Hobbit e no Senhor dos Anéis, com personagens novos e clássicos. Ambas fazem parte da retrospectiva de séries mais assistidas de 2022, como indica a ExpressVPN.
 
Disputa por audiência e assinaturas
 
Dois lançamentos próximos, de universos aclamados e adorados pelos fãs, e com produção de alto nível, não poderiam deixar de levantar comparações, e seus criadores não estão de fora da disputa. A Amazon Prime Video, por exemplo, divulgou dados de audiência e retenção da estréia de Os Anéis do Poder, informações raramente reveladas ao público, e o resultado: 25 milhões de visualizações apenas no primeiro dia, superando A Casa do Dragão, da HBO Max, por quase o dobro. 
 
Mesmo com a discrepância em visualizações entre os primeiros episódios, A Casa do Dragão está longe de ser considerada um fracasso - na verdade, a série já possui tamanha aceitação que a segunda temporada foi confirmada e aprovada pela HBO, com previsão de lançamento apenas em 2024 graças às dificuldades e custos envolvidos na produção. Ambas as obras são consideradas de alto calibre, e custaram valores exorbitantes para suas produtoras: A Casa do Dragão exigiu investimento de $200 milhões de dólares, enquanto Os Anéis do Poder custou $468 milhões de dólares apenas pelos primeiros 8 episódios, chegando próxima a atingir a casa do bilhão por todo o conjunto. 
 
A competição é encarada de forma positiva pelos consumidores, que recebem cada vez mais conteúdo de qualidade e buscam sempre encontrar promoções para as assinaturas das plataformas de streaming. Mesmo com controvérsias ultrapassadas envolvendo a presença de protagonistas femininas ou personagens etnicamente diversos, ambas as séries se provaram verdadeiros sucessos dignos das obras originais, e fãs terão anos de entretenimento garantido. 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS