DRAMA: Passageiros de voo internacional ficam retidos em Porto Velho

Grupo havia ido ao Equador assistir ao jogo do Flamengo contra o Atlético Paranaense, na decisão das Libertadores da América

DRAMA: Passageiros de voo internacional ficam retidos em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um grupo formado por cerca de 100 passageiros que embarcou em um voo da empresa Avianca, no último domingo (30), na cidade colombiana de Bogotá e, tinha como destino a cidade de Guarulhos, em São Paulo, teve que interromper a viagem e ficar em Porto Velho. 
 
Isso, devido à uma pessoa que estava no avião, ter tido um princípio de parada cardíaca e precisar de atendimento médico de urgência. A aeronave teve que fazer voo precisou ser desviado para atender a uma emergência médica no Aeroporto Internacional de Porto Velho, às 20 horas do domingo. 
 
Segundo um dos passageiros que estava no voo, Bernardo Brasil, a maioria deles eram torcedores do Atlético Paranaense e do Flamengo, que foram até a cidade de Guayaquil, no Equador, para acompanhar a final da Taça Libertadores da América.
 
 
Ele relatou que ao pousarem em Porto Velho, todos os que estavam no avião, tiveram os passaportes confiscados por um funcionário do aeroporto a pedido da Polícia Federal. Além disso, ficarem sem as malas e só foram encaminhados para um hotel da capital rondoniense, por volta de 1h30 da madrugada, somente com a roupa do corpo. 
 
“Eu, por exemplo, viria para Porto Velho mesmo, mas tem muita gente reclamando que tinha reuniões hoje, e que iria perder”, comentou Bernardo.
 
Após descerem do avião, relatou, todos ficaram no saguão sem nenhuma explicação, tiveram seus documentos retidos e colocados em uma sacola. Os tripulantes foram mandados para um hotel da cidade. Os passageiros não conseguiram ter acesso a itens básicos de higiene, já que estavam sem acesso às bagagens de mão e, segundo os funcionários do aeroporto, só seriam entregues em Guarulhos.
 
O grupo de viajantes ficou revoltado com a forma como foram tratados por parte da Avianca, da administração do aeroporto e da Polícia Federal. Eles fizeram vários vídeos relatando a situação.
 
Em um desses, que foi compartilhado nas redes sociais, uma produtora da Rede Bandeirantes, que estava no voo, expressou a toda a indignação dela e do grupo. 
 
“Simplesmente, a Avianca, depois de 3h no avião, dentro do avião, pediu para todo mundo desembarcar, confiscou os passaportes de todos os passageiros e, agora, estão falando que só vamos ter um voo à tarde. Ou seja: vamos para um hotel sem passaportes e sem as nossas malas. Isso é um absurdo!”, disse a jornalista. Ela precisava retornar para São Paulo para um mais um dia de trabalho, nesta segunda-feira(31).
 
Esquecidos
 
Segundo prints feitos pelos passageiros, o site da Avianca informa que o voo estava normal e que chegou em São Paulo, no horário em que estava programado, às 04h47 da manhã, como previsto no bilhete. 
 
 
Outra reclamação feita pelos passageiros é a de que não receberam nenhum apoio de empresa em relação à alimentação, ou qualquer informação sobre as despesas nesse sentindo. O grupo está pagando por conta própria as despesas com refeições. A mesma situação foi relatada pelos tripulantes, em conversas com os passageiros. 
 
O Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, apesar de carregar o título, funciona apenas como um aeroporto nacional já que nele não há alfândega ou aduana. Elas são repartições governamentais oficiais de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele vindas. Além, de serem responsáveis, inclusive, pela cobrança dos tributos.
 
O Rondoniaovivo entrou em contato com as assessorias de comunicação da Avianca e a administração do aeroporto de Porto Velho informou em nota: 
 
O Aeroporto de Porto Velho informa que, na noite do domingo (30), um voo que partiu de Bogotá (Colômbia) e tinha como destino Guarulhos (SP), solicitou pousar no aeroporto devido a uma emergência médica a bordo. Após o pouso, o passageiro foi atendido pela equipe de atendimento pré-hospitalar do Aeroporto e encaminhado para unidade hospitalar. A aeronave ainda está em Porto Velho. 
 
O Aeroporto ressalta ainda que, de acordo com os protocolos da aviação, todos os procedimentos foram adotados para garantir o atendimento do passageiro e a segurança do voo.  O ocorrido não causou impacto nas operações do Aeroporto de Porto Velho, que seguem ocorrendo normalmente. Para mais informações, é preciso acionar a companhia aérea.
 
Outro lado
 
Cerca de cinco horas depois da publicação desta reportagem, a companhia aérea entrou em contato com o jornal eletrônico e enviou a seguinte nota, que será reproduzida na íntegra:
 
Em relação ao voo AV249, desviado ontem - 30 de outubro - para o Aeroporto Governador Jorge Teixeira, na cidade de Porto Velho (RO), devido a um passageiro que necessitava de atendimento médico, informamos que:
 
- O passageiro foi transferido para atendimento médico. 
 
- No momento, estamos alinhando com as autoridades colombianas e brasileiras um voo de resgate para chegar a Porto Velho hoje à noite (dia 31 de outubro).
 
- Uma vez que as permissões estejam em vigor e o avião chegue a Porto Velho, retomaremos o voo para São Paulo por volta das 21h30 desta segunda-feira. 
 
- Destacamos um representante da empresa para ir até Porto Velho. Ele estará no aeroporto a partir das 16h desta segunda-feira.
 
- Os passageiros estão recebendo hospedagem e refeições e serão notificados em cada hotel sobre o horário de transferência para o aeroporto. Também forneceremos mais informações aos hotéis onde nossos viajantes estão hospedados para a logística da transferência. 
 
Lamentamos esta situação que nossos passageiros estão passando e lhes asseguramos que estamos mobilizando todos os recursos disponíveis para levá-los ao seu destino o mais rápido possível.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS