VIDA: Fhemeron está precisando de doações de sangue tipo O+ e O-

Os horários de funcionamento permanecem de segunda a sexta 07h15 as 18h e aos sábados das 07h15 às 12h

VIDA: Fhemeron está precisando de doações de sangue tipo O+ e O-

Foto: Divulgação

 

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), está com baixos estoques de bolsas de sangue, principalmente os tipos O+ e O-. Segundo a entidade, as doações recebidas nos últimos meses não têm sido suficientes para atender a demanda do Estado.
 
Segundo Dimarães da Silva, assistente social da Fhemeron, a fundação sempre tem muita procura por bolsas de sangue, por inúmeros motivos, desde as urgências e emergências. A procura por sangue não é pouca devido ao grande número de acidentes de trânsito na capital. Além disso, ainda são atendidas as demandas do Hospital do Amor e as cirurgias eletivas feitas na rede pública de estabelecimentos de saúde.
 
Dimarães destacou que o fato de a Fhemeron atender toda rede hospitalar do Estado de Rondônia, faz com que se diminua a quantidade de bolsas de sangue disponíveis na unidade, em Porto Velho. Como o número de doadores de sangue é sempre menor em relação à procura, a instituição tem procurado de todas as formas estimular a doação, através de campanhas de conscientização sobre a importância de se doar.
 
Positivados
 
“Deveríamos coletar uma média de 100 bolsas de sangue por dia, para suprirmos as necessidades de quem precisa das doações. Mas, infelizmente, as coletas estão abaixo das necessidades da Fhemeron”, lamentou.
 
Muitas pessoas que tiveram covid-19, ficam em dúvida se podem fazer a doação de sangue. Dimarães explica que, atualmente, foram criados critérios para quem já contraiu a doença pode tornar-se doador. 
 
“Só estão aptas a doar sangue, quem já estiver com mais de dez dias de recuperação completa da doença. As pessoas assintomáticas que testaram positivo, poderão doar dez dias após a realização do exame. Já quem teve contato com positivados podem dor sete dias, após o último contato”, finalizou o assistente social.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS