Ingredientes exóticos da Amazonia fizeram sucesso na maior feira de turismo do Brasil, a Associação Brasileira das Agências de Viagem/22, realizada na cidade pernambucana de Olinda. O evento aconteceu entre os dias 21 e 23 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.
O prato rondoniense que chamou a atenção dos que participaram da feira, que é totalmente voltada para o mercado do Turismo, foi o ‘arroz rondoniense’. Ele foi elaborado pelo turismólogo e chef, José Calixto, dono do tradicional Pexinn Restaurante, de Porto Velho.
Nesse prato, Calixto usa vários ingredientes como tucupi, jambu, castanha do Brasil e o bacalhau da Amazônia, mais conhecido como Pirarucu. Essa mistura de sabores despertou a curiosidade de muitas pessoas que passaram pelo stand da Prefeitura de Porto Velho, que foi montado no local.
Essa iguaria também foi apreciada e elogiada por vários chef´s presentes na feira, sendo uma das experiências gastronômicas mais disputadas pelos visitantes. Além do arroz rondoniense, também foi possível mostrar no estande um pouco da cultura rondoniense através da culinária, vídeos, panfletos e rotas turísticas apresentadas. Tudo feito para apresentar a história e as belezas naturais de nosso Estado.