EXEMPLO: Rondônia é o quarto estado mais transparente do país, aponta pesquisa

Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) foi feito pela Transparência Internacional – Brasil

EXEMPLO: Rondônia é o quarto estado mais transparente do país, aponta pesquisa

Foto: Admilson Knightz - Governo de Rondônia

O Governo de Rondônia ficou em quarto lugar no 1º Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), lançado na última terça-feira (05), pela Transparência Internacional - Brasil.

 

O ranking apresenta uma pontuação de 0 a 100 para cada Estado Brasileiro e o Distrito Federal, sendo que a classificação poderia ir de “péssimo”, para quem fizesse menos de 20 pontos, a “ótimo” para quem fizesse 80 ou mais pontos.

 

A coleta de dados foi realizada em sites e redes sociais dos órgãos avaliados. Os números preliminares foram encaminhados aos responsáveis para que eles fizessem os esclarecimentos ou correções nas informações apresentadas pelos pesquisadores.

 

Os 26 Estados e o Distrito Federal foram avaliados de acordo com 84 critérios divididos em oito segmentos, como Marcos Legais, Plataformas, Administração e Governança, Transparência Financeira e Orçamentária, Transformação Digital, Comunicação, Participação e Dados Abertos, que são usados para avaliar a lisura dos trabalhos do poder público.

 

Mais detalhes

 

Apenas 30% dos governadores divulgam suas agendas diárias, permitindo que a população acompanhe as reuniões e os temas que estão sendo tratados pelos poderes executivos.

 

À frente de Rondônia, que registrou 85,2 pontos nos critérios avalizados, estão o Paraná (89 pontos), Minas Gerais (90 pontos) e Espírito Santo (90,4).

 

O último estado do grupo com a avaliação “ótimo” foi Goiás com 83 pontos. Outros 12 estados foram avaliados como “bom”; sete como “regular”; e três como “ruim”.

 

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS