DESESPERO: Homem está entre a vida e a morte e Sesau ignora sentença judicial

Liminar determina realização de operação com urgência no senhor Nilton Martins, que está com vários problemas de saúde

DESESPERO: Homem está entre a vida e a morte e Sesau ignora sentença judicial

Foto: Nilton é hipertenso, tem problemas graves de coração e está internado há dias; já está fazendo hemodiálise - Foto: Arquivo pessoal

Desespero, impotência e indignação. São os sentimentos que resumem os dias da família do senhor Nilton Martins, de 47 anos, com problemas no coração em diversas artérias.
 
Segundo os parentes, há uma ação judicial com pedido de liminar no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). Ele está internado no Hospital de Base desde o último dia 24 de junho, mas já passou pelo Pronto Socorro e Hospital João Paulo II, vindo de uma outra unidade de saúde de Ariquemes. 
 
Ainda de acordo com os familiares, além de hipertenso, Nilton apresentou rabdomiólise (destruição das fibras musculares) causando lesão renal aguda, sendo necessário fazer o procedimento de hemodiálise. 
 
Ele precisa de uma cirurgia urgente. Pode morrer a qualquer momento. Como a cirurgia custa em torno de R$ 300 mil, a gente acha que estão com medo de perder esse dinheiro. É o que a gente pensa a todo momento. Ninguém faz nada, mesmo com a decisão judicial”, desabafou Fabiana Lima, amiga da família e que tem uma casa de apoio que acolhe os parentes de seu Nilton.
 
Mesmo precisando de cirurgia de emergência, a família de Nilton ainda não recebeu nenhuma informação da Sesau sobre o procedimento - Foto: Arquivo Pessoal
 
A determinação judicial dada pelo titular do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública, juiz Aldemir de Oliveira, veio no domingo passado (26 de junho), mas a titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Semayra Gomes Moret, foi notificada somente na terça-feira (28) pela manhã. 
 
“Em um caso desse, literalmente de vida ou morte, o oficial de Justiça só fez a notificação somente na terça. Para a gente foi um absurdo. Ele teve a segunda-feira (27) inteira para ir até a Sesau procurar a secretária e só fez isso na terça. Nesse caso, todo o tempo é valioso”, explicou Fabiana. 
 
Pedido da família quer cirurgia imediata sob pena de multa diária de R$ 1 mil à Sesau
 
E mesmo já com seis dias da decisão judicial, com bloqueio do valor da cirurgia das contas da Sesau, que deveria ter sido cumprida 48 horas depois da notificação oficial (até a última quinta, 30 de junho), o seu Nilton ainda não foi operado.
 
“Já fomos pedir socorro ao Ministério Público. E até o momento, ninguém da Sesau entrou em contato com a gente para dizer o que e quando vão fazer algo, tomar alguma providência. Nada! Só silêncio”, disse Fabiana Lima.
 
 
Sentença do juiz determina cumprimento em 48 horas (já ultrapassadas há dois dias) e o sequestro do valor da cirurgia das contas da Sesau
 
Sem pressa
 
Somente três dias depois do primeiro contato, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) procurou a redação do Rondoniaovivo para informar "que no dia 28 de junho [conforme print da decisão, foi no dia 26 de junho - domingo], o 1° Juizado Especial da Fazenda Pública de Porto Velho, determinou que o Estado de Rondônia fornecesse a cirurgia cardíaca do paciente N. M de 47 anos que estava internado no Hospital de Base".

Ainda aponta que "no dia 29 de junho, o Hospital de Base justificou que não tinha material para realizar o procedimento, sendo feito de imediato o pedido de compra ao setor de Núcleo de Mandados Judiciais – NMJ, responsável pelo cumprimento de todas as ordens judiciais em face da Secretaria de Estado da Saúde".

A nota segue: "Logo após o pedido, foi aberto um processo de compra no dia 30 de junho, tendo como resultado a contratação da empresa Cardio Cirurgia Assistência Médica, a qual ficou responsável para a realização do procedimento".

A Sesau ainda divulgou que "o último domingo (03), o paciente foi transferido para o Hospital Samar aos cuidados da empresa contratada, que está responsável por estudar o quadro clínico do N.M, por se tratar de cirurgia de alto risco, para que logo após todos os exames necessários, então realize a cirurgia com segurança".

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS