Um esgoto a céu aberto está causando uma série de problemas para os moradores das ruas Nova Esperança com Alexandre Guimarães, bairro Lagoinha, zona Leste de Porto Velho (RO).
Um vídeo (assista acima) feito por um morador mostra a situação difícil que a comunidade está passando. Nas imagens, é possível perceber a indignação ele com a lama que se forma no local.
“Esse esgoto aqui está entupido há uns 60 dias. É um fedor enorme isso aqui. A gente já não suporta mais”, desabafa o morador.
Ainda de acordo com o rapaz, além das casas, a região é composta por vários comércios, em especial, de alimentação.
“Ali tem uma empresa que vende espetinho e a outra vende picanha assada. O fedor vai todo para lá”, revela.
A reportagem do
Rondoniaovivo procurou a prefeitura para esclarecimento. Veja a nota enviada abaixo:
Uma equipe da Semusb foi até o local e constatou que a situação trata-se de água servida que está sendo despejada na rua. Dentro das questões ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) será acionada para as providências cabíveis.
Vale lembrar que despejar água servida é uma prática criminosa e deve ser denunciada tanto na Sema quanto no Departamento de Posturas Urbanas. No primeiro momento, os fiscais notificam o proprietário para adequação às normas e, caso o interessado não cumpra, é lavrado o auto de infração.
De acordo com a Política Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho:
"Art. 173. É proibido o lançamento de esgoto sem prévio tratamento na rede de águas pluviais.
Parágrafo único.
O lançamento de esgotos será permitido em redes de drenagem, desde que previamente tratados e atendidos os parâmetros de lançamento de efluentes presentes na Resolução COMDEMA nº 04 de 21 de dezembro de 2016 e suas alterações."
Para denúncias, estão disponíveis os telefones: (69) 98423-4092 (Sema) e 0800-6471390 (Departamento de Posturas).