Depois de dias de desespero e angústia ao ver tudo o que foi construído sendo levado pelas águas, agora é a hora de recomeçar a vida. Estamos falando da cidade de Cacoal, no interior de Rondônia, que foi um dos locais que mais sofreu com as enchentes no último fim de semana, que deixou um rastro de prejuízos.
Mais de 1200 famílias estão desabrigadas e desalojadas após as chuvas do final de semana, afetando pelo menos 24 bairros.
Tudo começou na última sexta-feira (18), quando as intensas chuvas que caíram na região da Capital do Café, elevaram as águas dos rios Pirará, Riozinho e Tamarupá. Casas foram alagadas, plantações destruídas e muitos moradores perdendo tudo o que levaram anos para adquirir.
Houve registro de pessoas que perderam tudo em menos de 20 minutos de chuva. Alguns moradores que estavam acamados também sofreram com as enchentes, tendo que ser retirados de casa para serem tratados nos prontos socorros da prefeitura.
Nesta segunda-feira (21), as águas começaram a baixar e, agora, a prefeitura começou a fazer o trabalho de reorganizar a cidade. O momento é de limpeza e de calcular os prejuízos deixados pelas enchentes.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, caminhões pipas passaram o fim de semana descarregando água nas ruas da cidade e outros veículos da prefeitura faziam a limpeza dos entulhos. As pessoas desabrigadas forma levadas para escolas municipais e hotéis custeados pela prefeitura.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast) montou uma força-tarefa para que voluntários ajudem com doação de roupas, alimentos, móveis e outras necessidades para quem precisa.
Ainda segundo a prefeitura, os prejuízos com o avanço da água chegam a R$ 5 milhões.
A cidade corre risco de novas enchentes?
Segunda a assessoria de Comunicação da Prefeiturade Cacoal, a reposta é sim. Foi informado que as intensas chuvas que caem na região de Pimenta Bueno, estão elevando as águas do rio Machado, que consequentemente afetam o município de Cacoal.
A prefeitura afirma que está em alerta sobre a situação.