O governo de Rondônia apresentou no final da manhã desta sexta-feira (18), o Plano de Aceleramento do Turismo do Estado. O governador Marcos Rocha (União Brasil), juntamente com a pasta de turismo e representantes do turismo rondoniense participaram da reunião de lançamento do projeto orçado em mais de R$ 10 milhões.
Todo o plano foi baseado dentro dos 10 eixos presentes na Lei Ordinária nº 5.093, aprovada no ano passado pelo Executivo Estadual.
São eles: I - a governança; II - a capacitação; III - o empreendedorismo; IV - a infraestrutura turística; V - a criação de fluxo turístico; VI - o educativo; VII - os eventos; VIII - a promoção; IX - o fortalecimento dos produtos turísticos; e X - o cadastro, estatística e monitoramento.
O governo garante que esses eixos serão responsáveis pelo desenvolvimento do turismo no Estado.
De acordo com o superintendente do Turismo de Rondônia, Gilvan Pereira, os investimentos serão focados nos pontos turísticos já existentes, além de ações para criação de outros.
“Os turismos que devem ser investidos são a pesca esportiva, turismo cultura, belezas naturais, hotéis fazendas, comunidade indígena, comunidade quilombolas, EFMM, Forte Príncipe da Beira, cachoeiras que tem espalhadas em vários lugares do Estado, o agronegócio em turismo rural, então é isso que a gente tem feito e os recursos dos investimentos nós vamos apresentar hoje”, disse Gilvan Pereira.
Mas como o governo alcançará todas as belezas naturais do Estado e adotar estratégias para que elas sejam desbravadas? De acordo com o governador Marcos Rocha, o governo firmará parceria com as prefeituras dos municípios, para, a partir daí, enviar recursos para o fomento do turismo.
“Os municípios farão os projetos e a gente irá fomentar o turismo de Rondônia. São mais de R$ 11 milhões que o Estado está investindo agora para poder desenvolver a nossa indústria do turismo, porque é uma indústria que gera oportunidades, então a gente está fomentando essa indústria”, disse Rocha.
Na prática, os municípios sinalizarão o turismo ideal de sua área e apresentarão para o governo, que em contrapartida, fará a aplicação de recursos para o desenvolvimento daquela atração.
Governador Marcos Rocha em coletiva de imprensa | Foto: Rondoniaovivo
Ainda de acordo com Marcos Rocha, o governo desenvolverá ações para criação de pontos turísticos estratégicos para fomentar ainda mais a economia.
“Sim, nós iremos criar. Por exemplo, nós temos uma plantação de café aqui no interior do Estado e lá hoje é tão bonito que hoje são feitos casamentos, aniversários, enfim. É um lugar lindo e que por trás você uma grande plantação de café, então a gente tem que pensar o seguinte: tudo pode virar turismo”, finalizou o governador.