No webinar, gratuito e ao vivo, serão apresentados detalhes da 2ª chamada Garotas STEM: formando futuras cientistas, iniciativa do Programa Mulheres na Ciência, do British Council, em parceria com a Fundação Carlos Chagas;
O encontro será na quinta-feira, 20/01, às 17h; para participar
clique aqui
São Paulo, janeiro de 2022 - O British Council, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, realizará um webinar sobre a 2ª edição da chamada Garotas STEM: formando futuras cientistas. O encontro, ao vivo e gratuito, será em 20 de janeiro, às 17h.
Os interessados precisam se inscrever previamente no site.
Podem participar escolas, universidades, museus de ciência e organizações sociais que promovem projetos de incentivo à participação das estudantes do ensino fundamental e médio nas carreiras científicas e tecnológicas no Brasil. A iniciativa do órgão britânico faz parte do Programa Mulheres na Ciência e conta com a parceria da Fundação Carlos Chagas.
Durante o evento, a equipe do Programa Mulheres na Ciência no Brasil e da Fundação Carlos Chagas abordarão pontos importantes do edital, como o processo de inscrição, elegibilidade, cronograma da chamada e resultados anteriores. Os participantes também poderão enviar suas dúvidas.
Garotas STEM: inscrições abertas
A segunda edição da chamada Garotas STEM: formando futuras cientistas selecionará 30 iniciativas voltadas à inclusão de garotas nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação. As inscrições estão abertas no site e podem ser realizadas até 06 de fevereiro de 2022. Cada projeto escolhido receberá aporte financeiro de até R$ 15 mil e apoio técnico para o seu desenvolvimento.
O edital tem o objetivo de incentivar o interesse, a participação e a formação de garotas para carreiras em áreas científicas e tecnológicas, onde mulheres ainda se encontram subrepresentadas. Podem participar do processo de seleção pessoas e instituições, de todas as regiões do Brasil, que já estejam desenvolvendo projetos há pelo menos dois anos com foco na inclusão de meninas e garotas em temas da ciência.
As lideranças dos projetos selecionados receberão, além de apoio financeiro, recursos para treinamentos em ensino de ciências e interlocução com as discussões de gênero e raça. As atividades serão ministradas pelo STEM Education Hub – uma parceria entre o King's College London e o British Council para a promover a cooperação entre Brasil e Reino Unido nas frentes de pesquisa, formação e inovação, incentivando o ensino, aprendizagem e difusão das ciências para a educação de qualidade a todos e todas.
Mulheres na Ciência
O programa Mulheres na Ciência (Women in Science) do British Council busca o fortalecimento de vínculos entre mulheres na Ciência e Tecnologia no Brasil e com o Reino Unido, nos âmbitos individual e institucional. Iniciado em 2018, tem uma abordagem focada em mudanças sistêmicas e visa a construção de capacidades, a promoção da agenda científica para mulheres e o fortalecimento de redes nacionais e internacionais, oferecendo apoio a pesquisadoras com programas de treinamento e mentoria.
“O acesso de meninas e mulheres aos ambientes de produção do conhecimento científico é fundamental para o avanço da sociedade”, afirma Vera Oliveira, Gerente Sênior de Educação Superior do British Council no Brasil.
SERVIÇO
Webinar sobre 2ª edição da Chamada Garotas STEM: formando futuras cientistas
Data e horário: quinta-feira, 20 de janeiro de 2022, às 17h
Gratuito
2ª Chamada Garotas STEM
Período: até 06 de fevereiro de 2022
Avaliação dos projetos: 07 a 25 de fevereiro de 2022
Divulgação dos resultados: 07 de março de 2022
SOBRE O BRITISH COUNCIL
O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos (em diversas instâncias), organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.