Um relatório divulgado pelo Governo do Estado aponta que sete pessoas aguardam por um leito para tratamento da Covid-19 em Rondônia. A espera voltou a ser registrada depois de oito meses de estabilidade.
De acordo com o levantamento, dos pacientes que aguardam por uma vaga, dois estão em estado grave e positivados para o vírus e dois estão graves, mas ainda não tiveram o resultado do exame. Em todos os casos, as pessoas esperam por um leito em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) públicas estaduais.
O documento também destaca que duas pessoas estão em situação estável, mas não estão positivados com o vírus e apenas uma está com o quadro moderado e com o teste de Covid confirmado. Esses pacientes aguardam por um vaga clínica.
Redução
Em julho de 2021, a Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) e o Hospital de Campanha da zona Leste de Porto Velho, não tinham mais pacientes internados com Covid-19. Por isso, os leitos das duas unidades começaram a ser reduzidos. A queda foi de 77,5% nos leitos clínicos e 72,5% em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com o relatório do Governo, 288 leitos, entre UTI e clínicos, estão disponíveis no estado. Desses, 148 estão ocupados por pessoas com suspeita ou confirmação do vírus. As internações estão distribuídas em:
Rede Pública Estadual – 99
Rede Privada – 3
Rede Municipal – 45
Rede Filantrópica – 1