COMIDA: Mais de cem famílias de Porto Velho são beneficiadas com doação de peixe

O pescado é do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos

COMIDA: Mais de cem famílias de Porto Velho são beneficiadas com doação de peixe

Foto: Divulgação

Mais de 100 famílias que estão em situação de vulnerabilidade alimentar e social do bairro Jardim Santana, em Porto Velho, foram beneficiadas com a doação de peixes pelo Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA Rondônia), coordenado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). A doação dos peixes foi realizada na primeira quinzena de outubro e contou com a presença do secretário da pasta, Evandro Padovani, e dos organizadores.
 
Os peixes doados foram entregues pela Cooperativa dos Piscicultores, Aquicultores, Pescadores, Produtores Rurais e Extrativistas do Estado de Rondônia, contemplada com a proposta de participação do edital de Chamada Pública n° 001/2021 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, no valor de R$ 1.175.000,00 provenientes de recursos próprios do Governo do Estado.
 
De acordo com a presidente da Cooperativa, Nara Regina, a cooperativa possui 23 cooperados e atende também piscicultores de vários municípios. Segundo ela, essa parceria com o Estado, através do PEAA, é um grande incentivo para as agroindústrias e cooperativas. “Essa é a segunda vez que fomos contemplados com o programa. É um programa muito importante pois ajuda na renda do produtor além de incentivar a produzir mais porque temos um meio de comercializar. Vamos entregar nesta etapa 2.600 kg de tambaqui em postas. Nós temos o Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RO) e todos os peixes são fiscalizados pela Idaron”, relatou.
 
 
Famílias beneficiadas são cadastradas no Centro Social Madre Mazzarello
 
A coordenadora do Centro Social Madre Mazzarello (Cesmmazza), Irmã Gorete Mendes, informou que as famílias beneficiadas são cadastradas no Cesmmazza. Cada uma recebeu a doação de 2kg de peixe da espécie tambaqui e em postas, separados, limpos e embalados. “Nós sabemos que existe uma forte onda de desemprego que causa vulnerabilidade nos lares, e fazer chegar nas casas o alimento para essas famílias é essencial. Nós trabalhamos para atender a comunidade que não tem tantas oportunidades e nós ajudamos a dar dignidade a elas. Agradecemos a todos pelo apoio e a doação dos peixes se tornarão pão na mesa dessas famílias”, disse.
 
Andrelina Araújo, moradora do bairro, informou que essa é a primeira vez que ela recebe doação de peixe. “Estou muito honrada em participar deste programa porque vai ajudar muito. Eu sou dona de casa, moro de aluguel, tenho quatro filhos e meu esposo está desempregado. O que temos de renda são os bicos que meu esposo faz e essa doação chegou em boa hora. E agora surgiu esse programa e agradeço muito a Deus por essas pessoas existirem em nossas vidas”, contou.
 
Segundo o secretário da Seagri, Evandro Padovani, todos os peixes são oriundos da Agricultura Familiar e de alta qualidade. “O PEAA é um programa executado na modalidade compra e doação simultânea as entidades e famílias em vulnerabilidade alimentar. São mais de R$ 2 milhões que estão sendo investidos este ano no Estado. Nossa parceria com a Cesmmazza está iniciando e vamos fortalecer cada vez mais para que nós possamos disponibilizar para as famílias alimentos frescos e de qualidade. Todas essas ações só foram possíveis graças ao apoio do nosso governador Marcos Rocha que tem buscado e contribuído muito para que esses recursos cheguem a todos”, finalizou.
 
 
Cada família recebeu a doação de 2kg de peixe, da espécie tambaqui e em postas, separados, limpos e embalados
Direito ao esquecimento

Você é a favor ou contra o garimpo no Rio Madeira?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública. Vote quantas vezes quiser!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS