O Sebrae em Rondônia em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, lançou na manhã da última quarta-feira (20) para toda a imprensa, o Plano Municipal de Turismo da capital. O projeto visa alavancar a economia com geração de empregos e fomento ao turismo da cidade.
O plano criado pelo Sebrae e Secretaria Municipal de Turismo (Semdestur) foi entregue ao prefeito Hildon Chaves (PSDB).
Prefeito recebe o Plano Municipal de Turismo | Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo
“O turismo é uma indústria muito poderosa e que gera empregos e renda. Em paralelo ao embelezamento da cidade e a todos os investimentos que estão sendo feitos em infraestrutura, são ações que vêm ao lado dessa iniciativa do Plano Municipal de Turismo. Porto Velho tende a se torna um polo estratégico”, disse o prefeito.
Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves | Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo
Empregos
Segundo Daniel Pereira, superintendente do Sebrae em Rondônia, mais de 600 empresas estão interligadas ao plano, com isso, mais de 1 mil empregos devem ser gerados.
“No final dessa proposta, tem uma lista de mais de 600 empresas que atuam já na nossa capital na área de turismo, e se nós trabalharmos bem esse plano e cada empresa dessa gerar mais dois empregos, nós teremos 1200 empregos gerados, então é um potencial fantástico”, analisa Daniel.
O plano elaborado, tem o objetivo de interligar os pontos turísticos da capital de forma estratégica com a proposta de beneficiar bares, restaurantes, hotéis e o comércio em geral.
Foto: João Vitor Muniz/Rondoniaovivo
De acordo com a secretária Municipal de Turismo, Gleyce Bezerra, o projeto deve ter duração a longo prazo, isso porque o início da construção terá uma base sólida para que haja continuação em outras gestões.
“O plano vem para organizar as ações, ele vem colocar todos os planos de relação ao turismo de forma que nós conseguimos realizar, então é importante ter um plano norteador para que as ações de turismo fiquem de fato para sempre, que não seja coisa só de um governo, mas que continue”, declara.
Turismo de negócios
O presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Marcelo Tomé, revelou que além do potencial turístico da natureza, a cidade tem grandes oportunidades para a chegada do turismo de negócio, que é o conjunto de atividades turísticas decorrente dos encontros de interesse profissional.
“O estudo indica que além das opções de turismo óbvias ligadas a natureza, ao eco turismo, pesca esportiva, foi identificado também um grande potencial para o turismo de negócios. Atrair eventos, seminários e outras possibilidades, promovendo a cidade de Porto Velho, como uma cidade de destino para o turismo de negócio”, explicou.
Tomé comentou ainda que com a aprovação do projeto, a capital poderá receber recursos federais e também apresentar os potenciais da cidade para investidores do ramo. Este último quesito será para trazer novas empresas para a cidade com o intuito de desenvolver o turismo.
Recepção
A presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem em Rondônia (Abave-RO), Shirlene dos Santos, destacou a implantação do Plano de Turismo da cidade.
“É um passo bem forte e bem importante para o turismo receptivo, pois nós só tínhamos o turismo emissivo, nós mandávamos os passageiros para fora do Estado e agora existe uma estrutura, um estudo, um trabalho para a gente receber os turistas para usufruir das nossas belezas naturais”, pondera.
O plano agora será apresentado pelo Poder Executivo à Câmara de Vereadores de Porto Velho e deve passar por votação do legislativo. A expectativa é de aprovação.