A aplicação de vacinas em adultos e crianças é a peça chave na hora de estimular o sistema imune e tornar o organismo mais resistente a algumas doenças. O efeito dela ocorre pela presença de partes de vírus, bactérias, toxinas e proteínas que ao serem introduzidos no corpo, induzem a síntese de anticorpos.
O processo de imunização completo se faz necessário e é indispensável, principalmente em crianças. Pois, com a vacina é possível prevenir o contágio de diversas patologias graves, como paralisia infantil, gripe ou tétano, além de promover o bem-estar de quem estar sendo imunizado.
Casos
No Brasil, as cinco doenças infantis mais comuns e contagiosas, são a catapora, alergias, infecções no ouvido e na garganta, viroses e caxumba. Os sintomas podem variar entre bolhas intensas, coçeiras e até o inchaço.
Já na capital rondoniense, as doenças que mais atingem as crianças são pneumonia, verminoses, infecções (amigdalite, otite, etc), baixo peso e anemia ferropriva. Essas informações foram obtidas pelo Departamentode Vigilância em Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Imagem Ilustrativa - Pneumonia em criança
Ainda segundo a Semusa, entre 2019 e 2020, cerca de 50% das crianças deixaram de se vacinar em Porto Velho.
Os possíveis motivos foram por conta da pandemia e com as escolas fechadas, muitos pais deixaram de levar os filhos.
Onde tomar
Seguindo com a Campanha de Multivacinação, os pais e/ou responsáveis devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para que os profissionais possam verificar quais os imunizantes precisam ser aplicados nas crianças.
Essa campanha acontece em todo o país, tem como foco crianças e adolescentes e são atendidos prioritariamente menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias).
Confira alguns locais disponíveis em Porto Velho:
USF José Adelino: Atendimento pela manhã, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h45.
USF Hamilton Raulimo Gondim: Atendimento durante a manhã, das 7h às 11h30.
USF Pedacinho de Chão: Atendimento pela manhã, das 8h às 12h45.
Dia D
O dia “D” da campanha está marcado para acontecer neste sábado, 16 de outubro, quando uma grande mobilização será feita para conscientizar a população a respeito da importância da imunização.
O Ministério da Saúde adverte que a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis e evita a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.