PERDAS: Pane nas redes sociais causam prejuízos para comerciantes na Capital

Grande parte das vendas e negociações é feita por WhatsApp e Instagram em Porto Velho

PERDAS: Pane nas redes sociais causam prejuízos para comerciantes na Capital

Foto: ILUSTRATIVA

Além de atrapalhar a comunicação para as tarefas mais básicas, a pane no WhatsApp, Instagram e Facebook por 7 horas, ocorrida na última segunda-feira (04), causou muitos prejuízos, principalmente, para os pequenos empresários e trabalhadores do ramo das vendas em geral.
 
É o caso de Jamir Rodrigues, que trabalha em uma grande empresa distribuidora de alimentos. Segundo ele, a segunda-feira é um dia de boas vendas, mas o apagão digital lhe deu muitas perdas.
 
“Eu vendo de R$ 40 a 50 mil em uma segunda-feira normal. Mas, hoje [dia 04] foi difícil. Consegui apenas R$ 8 mil. Agora, é correr contra o prejuízo”, lamentou.
 
 
Jamir Rodrigues
 
 
Quem também ficou com produtos encalhados foram aqueles que trabalham no ramo da alimentação. No caso de Teresa Sales, que trabalha com dietas sob medida, para quem quer perder peso ou treina em academias, foi bem difícil.
 
“Cerca de 60% do meu público pede até 10 da manhã por WhatsApp. Só não foi um caos maior porquê tenho IFood, mas foi uma segunda-feira complicada, já que também divulgo o prato do dia no Instagram”, disse ela.
 
 
Marmitas da Teresa
 
 
Menos mal
 
Um dos poucos que escapou dos prejuízos causados pela pane digital foi o motorista César Campos. Com diversas plataformas, como aplicativos de banco, dando instabilidade, ele afirmou que o aplicativo que ele trabalha funcionou normalmente.
 
“Graças a Deus, enquanto muita gente lamentava, eu trabalhei normalmente. Quebrou geral. Com a atual situação, qualquer dinheiro que entra, salva o dia”, comemorou.
 
 
César Campos
 
 
Problemas 
 
O Facebook divulgou nota informando que o apagão global de mais de seis horas em suas redes, que incluem o Whatsapp e o Instagram, foi uma falha interna: um defeito durante alteração em suas configurações. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.
 
“Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração”, afirmou a empresa.
 
De acordo com o Facebook, a falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados.
 
O Facebook também utilizou a nota para pedir desculpas aos usuários pelo apagão.
 
“A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.
Direito ao esquecimento

Em qual supermercado você prefere fazer suas compras?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública.

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS