Na manhã desta sexta-feira (01), a delegacia de Polícia Civil de Buritis, em ação com a entidade de proteção aos animais ‘Melhor Amigo’, fizeram uma operação chamada de Resgate. A ação recolheu 30 animais (cachorros e gatos), que estavam em condições precárias na casa de uma mulher de 52 anos.
As investigações dos policiais duraram meses e apresentaram indícios de maus tratos dos cães e gatos. Os bichos estavam vivendo acorrentados, sem alimentação e água.
Diante das fatos, a Polícia Civil pediu um mandado de busca e apreensão, que foi aceito pela Justiça.
Na rua
Já nesta sexta (01), os policiais do Serviço de Investigação e Capturas (Sevic) e do cartório do DP de Buritis, na companhia dos vários órgãos de proteção aos animais, foram até o local.
Os bichos foram resgatados, submetidos a exames, tratamento sanitário e vacinação. Eles ficarão sob a custódia do grupo Melhor Amigo e de voluntários (tutores) que se disporem a recebê-los.
A dona da casa foi ouvida e poderá responder pelo crime de maus tratos a animais, cuja pena varia de três meses a um ano e multa, podendo ser aumentada no caso de morte de animais, o que foi denunciado semana passada.
Participaram também da Operação Resgate, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Buritis, o Centro de Controle de Zoonoses e a Vigilância Sanitária Municipal. A suspeita está sob cuidados do CAPS.