O que deveria ser um espaço para esporte e lazer no Centro de Porto Velho virou um depósito de lixo e exemplo de abandono. É assim que o
Rondoniaovivo encontrou o Deroche Pequeno Franco, área bastante conhecida que fica ao lado do ginásio Cláudio Coutinho, no cruzamento das Avenidas Pinheiro Machado com Presidente Dutra.
Logo na entrada, os bancos que serviriam para as pessoas descansarem ou conversarem, estão quase todos no chão. Os que ainda restam de pé, contam com calços feitos com tijolos ou estão com a madeira podre, sendo comida por cupins.
Ali perto, a academia para exercícios funcionais também está deteriorada. Aparelhos enferrujados, prontos para causarem ferimentos em quem usá-los e possivelmente, tétano (se a pessoa não estiver vacinada).
Os equipamentos feitos com cimento estão quebrados, outros sem cordas para puxar os pesos. Um ou outro ainda resiste bravamente ao sol e chuva, sem nenhum tipo de manutenção.
Para fechar o pacote do descaso, no fundo do pequeno parque, um amontoado de sacos de lixo, galhos, folhas secas e até uma escada de madeira.
Segundo informações conseguidas pela reportagem, a área é de responsabilidade da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).
Respostas
Em nota, a Sejucel aponta que no último dia 09 de setembro, esteve reunida com representantes da Secretaria Estadual de Obras e Serviços Públicos (Seosp) para tratar da revitalização do Deroche Pequeno Franco.
Não há data para início da revitalização do espaço, mas já existe um pedido em aberto, com um relatório das necessidades para possíveis intervenções.