OBESIDADE: Mulheres são 70% do público que procura por cirurgia bariátrica em Porto Velho

O procedimento também é oferecido pelo SUS e Sesau pretende fazer de 45 a 50 cirurgias até o final do ano

OBESIDADE: Mulheres são 70% do público que procura por cirurgia bariátrica em Porto Velho

Foto: ILUSTRATIVA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia de redução de estômago, é um procedimento indicado para tratar casos graves de pessoas com obesidade e que possuam doenças como artropatias, hipertensão, colesterol, entre outras. 
 
O principal objetivo desse procedimento médico é reduzir o peso de pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) elevado, ou seja, acima de 35 kg/m2 - 40 (obesidade mórbida), e que possuam ou não doenças associadas.
 
Segundo o médico Thiago Patta, especialista em vídeo-cirurgia, Cirurgia Bariátrica Metabólica e Obesidade, qualquer pessoa com idade entre 16 e 65 anos pode fazer o procedimento, desde que cumpram os critérios de indicação. 
 
"A cirurgia deve ser realizada com uma equipe especializada e seguindo todos os cuidados necessários. Quem não pode fazer, são apenas aquelas pessoas que não cumprem com os critérios para realização da cirurgia", comentou Thiago.
 
Para o procedimento, o paciente deve procurar, primeiramente, um cirurgião bariátrico, que irá encaminhá-lo para uma equipe multidisciplinar (nutricionista, psicólogo, cardiologista) para o devido preparo pré-operatório. 
 
Thiago Patta explicou também que pessoas do sexo feminino e com idade média de 40 anos são as que mais buscam fazer a bariátrica. "Cerca de 70% das mulheres buscam a realização da cirurgia, pois, são as mais atingidas pela obesidade e suas consequências", afirmou.
 
O médico Thiago Patta disse que qualquer pessoa com idade entre 16 e 65 anos pode fazer o procedimento | Foto: Reprodução/Rondoniaovivo
 
O médico cirurgião comentou que os riscos pós-bariátrica dependem de vários fatores. Porém, se feita por videocirurgia e com uma equipe especializada, gira em torno de apenas 2% de complicações. 
 
No pós deve ser feito o acompanhamento protocolado na mesma equipe do procedimento e costuma ser bastante tranquilo", ressaltou. 
 
Bariátrica pelo Governo
 
Após a suspensão das operações no período pandêmico, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), retomou a realização das cirurgias bariátricas no último dia 09 de agosto deste ano, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho.
 
A população interessada deve procurar uma unidade de saúde mais próxima, onde o médico responsável irá avaliar o histórico do paciente para indicá-lo ou não a cirurgia bariátrica. Feito a consulta, ele será encaminhado para o programa de Obesidade da Policlínica Oswaldo Cruz, para então iniciar seu tratamento.  
 
De acordo com a Sesau, a expectativa é de realizar 45-50 cirurgias até o fim desse ano. Normalmente são realizadas 8 cirurgias por mês. Vale ressaltar, que além de melhorar a saúde dos pacientes, o procedimento aumenta a autoestima, melhora a prática de atividades cotidianas e diminui doenças associadas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS