LANÇAMENTO: Sistema facilita acesso ao exame para Covid-19 em Porto Velho

Usuário terá acesso imediato ao resultado dos exames sem precisar fazer ligações para a Vigilância Epidemiológica

LANÇAMENTO: Sistema facilita acesso ao exame para Covid-19 em Porto Velho

Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de Porto Velho lançou na segunda-feira (29), o GAL-Integração, um sistema informatizado próprio, que possibilita acesso rápido, por meio eletrônico, do cidadão ao resultado do exame para detectar a Covid-19. Se o paciente for considerado positivo para o vírus, receberá na mesma ocasião a notificação de isolamento e outras informações de natureza sanitária que devem ser seguidas.
 
“Com este sistema vamos melhorar a integração do usuário do SUS na consulta do exame de Covid-19. É uma grande conquista”, avalia Geisa Brasil Ribeiro, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
 
Ela explica que a Prefeitura buscou, junto à Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisas (SMTI), uma forma de dar acesso mais ágil dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos resultados dos exames para detectar a Covid-19.
 
“O resultado fica disponível entre 48 a 72 horas após a data de realização do exame. Este é o tempo em que o Laboratório Central de Saúde (LACEN), do governo do estado, demora para liberar o exame e fazermos a alimentação do sistema para que o paciente tenha acesso”, explica Geisa Ribeiro.
 
SOBRECARGA
 
A demanda surgiu em razão do número de consultas que provocam sobrecarga no atendimento nos telefones da Prefeitura, através da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância Sanitária (Cievs) Municipal. A demanda também pode atrasar a notificação dos pacientes.
 
GAL é a sigla para Gerenciador de Ambiente Laboratorial, sistema do Ministério da Saúde, que foi criado para informatizar o Sistema Nacional de Saúde Pública das Redes Nacionais de Laboratórios de Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde Ambiental. É ele que envia os resultados dos exames laboratoriais de casos suspeitos ou confirmados das Doenças de Notificação Compulsória ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam).
 
O sistema GAL-Integração, da Prefeitura de Porto Velho, permite ao usuário do SUS o acesso à consulta e impressão de resultados de exames COVID-19, o que não é possível no sistema do Ministério da Saúde.
 
Segundo Saulo Nascimento, superintendente da SMTI, através deste sistema, que os usuários poderão acessar facilmente, será possível, também, imprimir os resultados dos exames. O documento fica disponível em formato PDF e pode ser impresso.
 
Se positivado, o paciente recebe notificação de isolamento e outras informaçõesSe positivado, o paciente recebe notificação de isolamento e outras informações
 
O resultado do exame pode ser positivo, negativo ou inconclusivo. O sistema emite, nos casos positivados, positivo, orientações sanitárias como evitar contato com outras pessoas, não sair de casa e ficar em isolamento.
 
Se for considerado inconclusivo, é emitida recomendação para que outro exame seja realizado.
 
Além das orientações de isolamento domiciliar, o sistema também emite informações importantes sobre a doença e dos contatos que devem ser feitos caso aconteça o agravamento de sinais ou sintomas.
 
INTERNET
 
O acesso ao sistema GAL-Integração é simples e pode ser feito através de computador ou telefone celular. Basta o usuário acessar o link, que está na página da Prefeitura de Porto Velho: https://examecovid19.portovelho.ro.gov.br/
 
O usuário deve fazer a busca usando o número do cartão do SUS ou data de nascimento associado ao nome da mãe. Não pode esquecer de ler o termo de aceitação.
 
Pioneiro em Rondônia, o sistema é exclusivo da Prefeitura de Porto Velho. Foi totalmente desenvolvido pela SMTI. Segundo o superintendente Saulo Nascimento, haverá benefícios para saúde pública. “Se um resultado for positivo, por exemplo, o usuário saberá logo que precisa ser isolado”, destacou.
 
No formato ainda em vigor, é o DVS que alimenta o Sistema e-SUS do Ministério da Saúde com os resultados dos exames, faz contato individualmente com todos os pacientes positivados, orienta sobre a quarentena, e faz o encaminhamento do resultado do exame por e-mail ou whatsapp.
 
Para Sid Orleans, coordenador do Cievs, o programa GAL-Integração oferece mais vantagens além da acessibilidade da população ao resultado dos seus exames. “Agora podemos deslocar profissionais para o trabalho de nossa competência, que tinha ficado em segundo plano em razão da sobrecarga de atendimentos individuais”, destacou.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS