BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

CORONAVÍRUS: Governo de RO anuncia quase 70 mil doses da vacina ainda em janeiro

Vacinação deve começar ainda este mês em todo o Estado

João Vitor Muniz/Rondoniaovivo

08 de Janeiro de 2021 às 16:30

Atualizada em : 09 de Janeiro de 2021 às 09:29

Foto: Ney Cunha/Rondoniaovivo

O Governo de Rondônia anunciou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (8), que quase 70 mil doses da vacina contra a covid-19 serão entregues ao Estado ainda em janeiro. 
 
De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, o Ministério da Saúde disponibilizará 68 mil doses do imunizante, após a liberação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
Porém, o Governo está tentando já trazer as 68 mil doses para Rondônia, e assim que houver a liberação, começar a vacinar a população, de acordo com o Secretário. A vacinação começara primeiro para o grupo prioritário que são os profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e as pessoas que tem entre 60 e 75 anos, que estejam internadas em asilos ou em instituições psiquiátricas.
 
Ainda segundo Máximo, assim que as doses chegarem ao Estado, o imunizante será distribuído para os 52 municípios, que ficarão responsáveis pela aplicação da vacina na população.
 
51 mil doses da CoronaVac produzida pelo Insituto Butantan, de São Paulo, em parceria com o laboratório Sinovac, da China, devem chegar ao Estado. Na última quinta-feira (7), o Governo de São Paulo anunciou 78% de eficácia da vacina e 100% em casos mais graves. Já nesta sexta-feira, o pedido para uso emergencial foi entregue a Avisa. O prazo para liberação é de até 10 dias. 
 
As outras 17 mil doses que também devem chegar a Rondônia são da vacina da Universidade de Oxford, no Reio Unido, em parceria com a AtraZeneca. A Fiocruz pediu a autorização para uso emergencial à Anvisa, nesta sexta. O prazo de análise também é de 10 dias. 
 
O governo ainda anunciou 1 milhão de seringas já disponíveis para o começo da vacinação. 
 
Assista a entrevista coletiva abaixo:
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS