BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

NA MADRUGADA: Ponte da Vala é incendiada e pode ter ficado com a estrutura comprometida

No local, foram usados pneus para atear fogo que só foi controlado devido a ação de moradores

Rondoniaovivo

23 de Julho de 2020 às 10:59

Atualizada em : 23 de Julho de 2020 às 15:52

Foto: Divulgação

 

Um incêndio ocorrido na madrugada desta quinta-feira (23), na ponte do Córrego Jacú da Vala, conhecida como Ponte da Vala, localizada na RO-005, pode ter deixado a estrutura dela comprometida. 

 
 
O fogo teria se iniciado em pneus que foram colocados no meio da ponte. Ainda não sabe se foi um protesto ou uma ação de vândalos. O fogo só foi controlado devido a ação da comunidade que lutou para apagar as chamas.
 
A ponte serve aos moradores do distrito de São Carlos, Vila Calderita, Agrovila Rio Verde, Nova Aliança entre outras áreas ao longo do Rio Madeira. Essas comunidades utilizam essa travessia, que é a única ligação com Porto Velho, para escoarem a produção de gêneros alimentícios da região, que abastece parte da capital.
 
VEJA MAIS 
 
 
Mesmo sendo uma importante via de ligação com a cidade, a ponte tem sido alvo de vários protestos por parte dos moradores que reivindicam a entrega de uma outra ponte de concreto, que já está praticamente pronta e fica ao lado da que foi incendiada hoje. No entanto, afirma a comunidade, essa obra foi abandonada e corre o risco de desabar.
 
Um vídeo foi enviado ao repórter William Ferreira Homem do Tempo mostrando o estrago feito na ponte. Assista:
 

 
 
 
 
 
O Departamento Estadual de Estradas de Rodagens e Transporte (DER) emitiu uma nota onde afirma que a ponte incendiada será reconstruída. Veja o texto
 
 
NOTA DO DER 
 
A ponte de madeira sobre o rio da Vala, localizada no trecho da Linha 28 de Novembro/ Nova Aliança, RO-005, que liga Porto Velho aos distritos do médio e baixo Madeira, será recuperada, em caráter de urgência, pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), após sofrer ação de vandalismo na madrugada de quinta-feira (28), causando transtorno aos moradores da região que dependem rotineiramente do acesso à capital, como também o escoamento da produção.
 
O DER informa que a equipe de trabalho da 13ª residência regional de Porto Velho está avaliando os danos e fazendo o levantamento de materiais para a execução dos serviços de reconstrução da ponte, garantindo o restabelecimento emergencial do trânsito de maneira segura para a população o quanto antes.
A direção-geral do DER reitera o total repúdio ao ato de vandalismo ocorrido no local. Informações estão sendo apuradas para descobrir os autores. Denúncias que podem auxiliem a polícia a esclarecer crimes, podem ser feitas de forma anônima, pelo número 190.

Galeria de Fotos da Notícia

NA MADRUGADA:  Ponte da Vala é incendiada e pode ter ficado com a estrutura comprometida

NA MADRUGADA:  Ponte da Vala é incendiada e pode ter ficado com a estrutura comprometida

NA MADRUGADA:  Ponte da Vala é incendiada e pode ter ficado com a estrutura comprometida

NA MADRUGADA:  Ponte da Vala é incendiada e pode ter ficado com a estrutura comprometida

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS