O repórter William Ferreira "Homem do Tempo" registrou o sofrimento da comunidade
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Centenas de portovelhenses amanheceram em uma fila quilométrica na manhã desta quarta-feira (29) na busca do auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal em uma agência da Caixa localizada na zona Leste da cidade.
Por volta das 08h a extensa fila já ultrapassava os limites do perímetro do próprio banco e avançou por ruas do bairro Tancredo Neves. Com um sol firme nos rostos a comunidade esperou até o início do expediente bancário, muitos ficarão na fila até às 14h e não conseguirão atendimento.
Para evitar aglomerações, a Caixa Econômica vem racionando a entrada de pessoas em suas agências, o restante precisa forma uma fila ao lado de fora para aguardar a sua vez. Uma boa parte dessas pessoas encaram horas de fila apenas para descobrir que o dinheiro não está em sua conta.
O procedimento para o auxílio
Essas pessoas que lotam as agências da Caixa Econômica nesses últimos dias são aqueles que em sua grande maioria não possuem conta bancária para receber o auxílio, por isso precisam gerar um código e seguir até o banco para sacar o valor.
Acontece que esse código tem um tempo de validade, duas horas, fazendo com que cidadãos esperam mais de quatro horas em um fila e no momento do atendimento não consigam receber o dinheiro, sendo necessário gerar outro código, que demora em média trinta minutos através de um procedimento realizado pelo aplicativo da Caixa.
De com informações coletadas pela reportagem, os servidores da agência da Caixa da zona Leste de Porto Velho, passaram a emitir na entrada do banco esses códigos, para impedir que casos com esse voltassem a se repetir.
As datas
O auxílio começou a ser disponibilizado no inicio dessa semana para quem nasceu entre os meses de janeiro e fevereiro, já para os nascidos em março e abril o dinheiro está disponível desde a última terça-feira (28).
Nesta quarta-feira (29), começa o pagamento de quem nasceu em maio e junho, amanhã, quinta (30), inicia o pagamento para nascidos em Julho e agosto. Na próxima segunda, 4 de maio, cai o dinheiro dos nascidos em setembro e outubro e no dia seguinte para novembro e dezembro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!