A viagem faz parte do programa de ampliação à assistência aos médicos que atuam nas cidades do interior rondoniense
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Dando continuidade ao programa de interiorização do SIMERO, a presidente Flávia Lenzi e outros representantes do sindicato foram a Ministro Andreazza, município vizinho de Cacoal, cerca de 35 quilômetros.
A primeira unidade a ser visitada foi o Centro de Saúde João Paulo II que atende cerca de 40 pacientes por dia, com dois médicos de plantão. Segundo o clínico geral Roberto Ferreira, o posto de saúde supre a demanda de atendimentos com medicamentos, receitas, entre outros materiais hospitalares, porém quando falta médico na Unidade Mista de Saúde da cidade, aumenta o número de pacientes e procedimentos mais complexos, que um plantonista não dá conta.
“A Unidade Mista de Saúde atende casos de urgência emergência da população de Ministro Andreazza. Na escala, apenas um médico por dia. Na teoria é um hospital, mas na prática é uma unidade básica de saúde, pois a maioria dos procedimentos é encaminhada para Cacoal.” Explicou a presidente do SIMERO, Flávia Lenzi.
Os medicamentos na unidade são limitados e faltam alguns materiais como anestésicos, instrumentos de intubação e máscara para oxigênio.
Após visita aos hospitais de Ministro Andreazza, a comitiva seguiu com a interiorização rumo à cidade de Cacoal.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!