O bloqueio foi confirmado para as 07h, desta terça-feira (9), na altura do distrito de Extrema de Rondônia e contará com a participação dos pais dos alunos prejudicados, a maioria moradora da área rural
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Moradores da região da Ponta do Abunã, área que integra os distritos portovelhenses de Fortaleza do Abunã, Vista Alegre, Nova Califórnia e Extrema de Rondônia, anunciaram através de um manifesto público que irão obstruir a BR-364 na região em protesto à ingerência municipal que deixou aproximadamente 4 mil crianças sem condições de iniciarem o ano letivo pela falta do serviço de transporte escolar.
O bloqueio foi confirmado para as 07h, desta terça-feira (9), na altura do distrito de Extrema de Rondônia e contará com a participação dos pais dos alunos prejudicados, a maioria moradora da área rural.
VEJA MAIS:
TRANSPORTE ESCOLAR: Prefeito em Brasília e estudantes perdem mais uma semana de aulas
PREJUDICADOS: Alunos da zona rural de Porto Velho sofrem com a falta de transporte escolar
Na semana passada a comunidade chamou a Prefeitura de Porto Velho para uma audiência pública que debateria a problemática, porém, mesmo com a participação de diversos órgãos públicos, prefeitura da capital não participou do encontro.
De acordo com o secretário ele não foi, pois foi convidado em cima da hora e sua chegada até o ponto onde foi realizada a reunião seria possível apenas de avião, já que a distancia da capital para a sede de Extrema é de 328 quilômetros, mesmo dentro de uma mesma cidade.
Em entrevista coletiva concedida na tarde desta segunda-feira (8), o secretário da SEMED, Marcos Felix, afirmou que daqui a 15 dias os alunos poderão ir à escola. Esse mesmo prazo já havia sido anunciado na última segunda-feira (1).
Fechamento
“Pedimos paciência à população, estamos fazendo todo o esforço possível, se acontecer o fechamento da BR o prejuízo é muito grande para o Estado. Pedimos esse voto de confiança”, afirmou Márcio Felix.
A subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento garantiu que irá reparar as estradas e linhas que se encontram em situação precária para garantir que os ônibus escolares possam buscar os estudantes.
Na tentativa de evitar o fechamento da rodovia, o secretário de Educação irá com uma equipe da prefeitura até Extrema de Rondônia para conversar com a comunidade. O fechamento desse ponto de Rondônia veda o acesso via terrestre do Acre para outros estados do país e prejudica diretamente a sua economia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!