SAÚDE: Semusa realiza 1º Levantamento Rápido de índice por Aedes aegypti de 2019

Agentes de endemias devem vistoriar cerca de 7,5 mil imóveis em Porto Velho

SAÚDE: Semusa realiza 1º Levantamento Rápido de índice por Aedes aegypti de 2019

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), através da Vigilância Epidemiológica, iniciou, no último dia 4/2, o primeiro Levantamento Rápido de Índice por Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. O levantamento está previsto para ser finalizado nesta próxima sexta (15/2). Outros dois levantamentos estão previstos para este ano. Em 2018 foram notificados 395 casos de dengue, 114 de Chikungunya e 62 de Zika em Porto Velho, segundo dados do Sinan.

 

São trabalhados todos os bairros de Porto Velho, divididos por quadras a serem visitadas. Não é preciso trabalhar todas as quadras, até porque este levantamento é feito para medir a densidade de larvas do mosquito Aedes aegypti”, explica Aline Viante, subgerente do programa de controle da malária e dengue.

 

Ao todo, quatro equipes, formadas por 40 agentes de combate a endemias, estão distribuídas em campo, realizando a pesquisa larvária. Cerca de 7.500 imóveis serão vistoriados. Até o momento, a pesquisa já foi realizada nos bairros Mariana, Tancredo Neves, Cidade Jardim, Ulisses Guimarães, Socialista, São João Bosco, São Cristóvão, Nossa Senhora das Graças, Liberdade, Pedrinhas, Costa e Silva, Nacional, Agenor de Carvalho, Lagoa, Nova Porto Velho e São Sebastião.

 

De acordo com Aline, as chuvas têm atrapalhado o desenvolvimento das ações, mas os trabalhos não tem sido interrompidos. Os agentes estão trabalhando em horário especial durante o período do LIRAa e, quando chove pela parte da manhã, a pesquisa é realizada durante a tarde.

 

Na terça-feira (12/2), as equipes estão atuando nos bairros Flodoaldo Pontes Pinto, Mato Grosso, São Francisco, Arigolândia, Caiari e Centro.

 

Nos imóveis visitados diversos itens são verificados desde a tampa da garrafa pet, caixas d águas, pratos de plantas, calçadas, banheiros, bandeja da geladeira, etc.

 

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, da Semusa, Régia Pacheco, lembra que o resultado do LIRAa é usado para traçar novas ações de controle da dengue e que é importante a população receber o agente e seguir as orientações.

 

Terminado o LIRAa, a Semusa tem duas ações programadas, que serão realizadas em mutirões, na Vila Princesa e outro na Agro Vila Rio Verde.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS