ECONOMIA: Preço da gasolina nas bombas cai pela 8ª semana seguida

O repasse dos reajustes nas refinarias ao consumidor final depende dos postos

ECONOMIA: Preço da gasolina nas bombas cai pela 8ª semana seguida

Etanol também ficou mais barato na semana passada. Queda foi de 0,46% / Foto: © Marcelo Camargo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O preço da gasolina voltou a cair nas bombas do país. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), foi o oitavo recuo consecutivo, apesar da alta no valor do combustível nas refinarias. O valor médio por litro ficou em 4,365 reais na semana passada, contra 4,402 reais do período anterior.

 

A queda foi registrada em 24 estados e no Distrito Federal. Apenas em Goiás e no Amapá foram registradas altas no combustível.

 

Na semana passada, a Petrobras subiu o preço da gasolina em cerca de 4% nas refinarias. As alterações fazem parte da política de preços da companhia que reajusta os preços conforme cotação do petróleo e do dólar. O preço na refinaria é 26% no valor do combustível. O repasse dos reajustes nas refinarias ao consumidor final depende dos postos.

 

Em São Paulo, o litro da gasolina baixou 0,93% na semana passada, de 4,187 reais para 4,148 reais, em média.

 

O etanol também registrou queda. O preço do combustível ficou 0,46% mas barato na semana passada, com preço médio de 2,821 reais no país. A queda foi registrada em postos de 18 estados brasileiros e no Distrito Federal,

 

Em São Paulo, o etanol caiu 0,75% sobre a semana anterior, de 2,650 reais para 2,630 reais o litro.

 

Competitividade

Com a queda no preço da gasolina, vale mais a pena abastecer com este do que com o etanol em 21 estados. O etanol é vantajoso em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e São Paulo.

 

Por ter menos poder calorífico, a ANP considera que o etanol vale a pena se ele custar menos que 70% do valor da gasolina.

 

Para saber qual combustível vale mais a pena, o consumidor deve dividir o valor do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, vale o etanol. Se for maior, a gasolina é a opção com custo benefício menor.

 

O preço do gás de cozinha também caiu. A média passou de 69,53 reais na semana anterior para 69,21 reais – uma queda de 0,46%. No ano, o preço médio do botijão subiu até agora menos do que a inflação esperada para o ano de 2018 inteiro. A alta acumulada é de 2,6%.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS