O Sinapses é um modelo preditivo – capaz de antecipar as palavras que serão utilizadas – que faz uso de redes neurais artificiais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Tribunal De Justiça de Rondônia participará, no próximo dia 03 de agosto, do Fórum de Inteligência Artificial na Administração Pública do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Os Analistas Mikaell Araújo e Alcides Fernando representarão o judiciário rondoniense no evento, com a apresentação do Sinapses, sistema criado em fevereiro deste ano.
Agilidade processual do Judiciário rondoniense com uso de inovações tecnológicas é a meta principal da gestão do desembargador Walter Waltenberg, presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, que desde fevereiro deste ano conta com o sistema Sinapses, criado pelos analistas do próprio TJRO, no Núcleo de Inteligência Artificial.
O Sinapses é um modelo preditivo – capaz de antecipar as palavras que serão utilizadas – que faz uso de redes neurais artificiais e tem esse nome em alusão ao processo cognitivo humano. Entre outras funcionalidades, o sistema tem capacidade de definir, durante a produção de um texto ou peça judicial, qual o movimento processual adequado para o caso.
Os analistas do Núcleo de Inteligência Artificial do TJRO Mikaell Araújo e Alcides Fernando farão a apresentação do Sinapses e suas aplicações no primeiro painel do Fórum de Inteligência Artificial na Administração Pública do TSE, com o tema “A inteligência artificial a serviço do Direito”.
Para o analista Mikaell Araújo, “a participação do TJRO em um evento como este, é o reflexo da grande representatividade do judiciário rondoniense como instituição inovadora cujos gestores tem valorizado o uso das inovações para beneficiar as pessoas que necessitam dos serviços da Justiça”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!