Paredes estão rachadas, o teto está infestado de cupim e banheiros entupidos.
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cerca de 30 Indígenas de várias idades, das tribos Karitianas e Karipunas estão abandonados pelo Poder Público na Casa do Índio. O imóvel, localizado a rua Rui Barbosa, no Bairro Arigolândia em Porto Velho, está em péssimas condições de conservação para abrigar as mulheres, crianças e adultos que moram no local.
O prédio inaugurado em 1981, segundo os índios, nunca passou por reformas e o desgaste já é visível. Paredes rachadas, telhado com goteiras, forro ameaçando cair, banheiros entupidos, falta de água encanada entre outros problemas estão por toda a parte.
A reportagem do Rondoniaaovivo esteve na Casa do Índio e conversou com os moradores, que se dizem ignorados pelo Governo Federal. Cledson Karitiana, um dos que vivem na casa, contou que já procurou a Fundação Nacional dos Índios (Funai) cobrando melhorias para o imóvel. “Falam sempre que não tem recursos e que o atual governo cortou a verba”, lamentou.
Ele lembrou também que já procurou o Ministério Público e encaminhou documentos para a sede da Funai, em Brasília, cobrando uma posição, mas não obteve qualquer resposta. Sem apoio, os índios tem como única fonte de renda os trabalhos artesanais, que são vendidos em Porto Velho.
Confira o vídeo da reportagem:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!