“Porto Velho tem todas as condições para ser a capital da pesca", disse Cláudio Hikague.
Foto: Assessoria Fecomécio
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O projeto da pesca esportiva “Porto Velho Sport Fishing”, desenvolvido através de uma parceria envolvendo o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE, Sindicato de Bebidas - Sindiber, Governo de Rondônia, Setur, Prefeitura, Semdestur, Sebrae, Assembleia Legislativa de Rondônia e empresários dos setores de pesca e turismo, foi apresentado ao prefeito Hildon Chaves.
O projeto será o carro chefe do Plano Municipal de Turismo da capital. A decisão foi do prefeito Hildon Chaves durante reunião ocorrida na manhã de quinta-feira 26.04, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Esportivo (Sedes), entre representantes da Fecomécio-RO, Semdestur e Sebrae.
O prefeito gostou da ideia de transformar Porto Velho na capital nacional da pesca esportiva. “É um projeto bem organizado e formado por vários parceiros. Temos hoje um produto que pode atrair o turista de qualquer parte do Mundo”, disse o prefeito. Segundo ele, a partir de Porto Velho esse turista poderá conhecer outros locais de pesca, citando o município de Pimenteiras, no Cone Sul do Estado.
O projeto foi apresentado pelo empresário e presidente do Sindicato das Distribuidoras de Bebidas, Cláudio Hikague, que estava acompanhado do secretário municipal de turismo, Júlio Siqueira, do consultor do Sebrae – Samuel Almeida, e dos representantes da Fecomércio-RO, Gladstone Frota (vice-presidente) e Cileide de Macedo (Consultora da Presidência). Cláudio falou sobre parceiros, custos e as etapas de todo o projeto ao prefeito.
“Porto Velho tem todas as condições para ser a capital da pesca. Nosso rio é logo na frente da cidade, temos imensas variedades de peixe catalogadas por biólogos, e inúmeros locais de pesca. Isso torna a capital com um perfil único de outras localidades que possuem turismo de pesca onde você precisa viajar horas para chegar aos pontos de pesca. Conseguimos atrair muitos parceiros e agora precisamos vender esse projeto lá fora e trazer os turistas pra cá”, comentou.
Cláudio também falou sobre o treinamento e capacitação oferecido gratuitamente para dezenoves condutores de pesca, ministrado pelo Senac, e pelo Sebrae, no mês passado e sobre a recente parceria com o Porto Organizado da capital que cedeu uma rampa para embarque e desembarque dos barcos dos pescadores esportivos. “Nossa próxima etapa será capacitar esses pescadores em auxiliar de convés para que eles possam conduzir pequenas embarcações com os turistas”, explicou.
O secretário de turismo, Júlio Siqueira disse que a parceria que está sendo construída em torno do projeto é fundamental para o desenvolvimento do turismo da capital. Na semana passada, Júlio e sua equipe de técnicos apresentaram na Fecomercio-RO para o Conetur - Conselho Empresarial de Turismo, o Plano Municipal de Turismo que pretende revitalizar vários pontos turísticos da cidade como a estação da Madeira-Mamoré.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!