Ações de orientação e conscientização serão realizadas pela Semusa no Centro de Especialidades Médicas.
Foto: Assessoria Semusa
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O dia mundial de combate a tuberculose e lembrado mundialmente em 24 de março. Em alusão a data, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Centro de Especialidades Médicas (CEM), referência no Município no tratamento da doença, vai intensificar as orientações com palestras na sexta-feira (23), a partir das 14 horas, na recepção da unidade com objetivo de levar informação a comunidade.
O departamento de vigilância epidemiológica e ambiental da Semusa registrou entre janeiro e fevereiro deste ano, 32 casos novos de tuberculose. A doença afeta principalmente os pulmões e o principal sintoma é uma tosse seca que se prolonga por mais de três semanas. A pessoa também pode apresentar cansaço, febre baixa, perda de peso, dores no peito e nas costas e suores noturnos. A transmissão é feita pelo ar através da tosse ou espirro do infectado.
Ao apresentar os sintomas característicos o paciente deve procurar imediatamente a unidade básica de saúde mais próxima para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento, que durar de seis a doze meses e não deve ser interrompido, mesmo depois do desaparecimento dos sintomas.
Centro de Especialidades Médicas está localizado na avenida Rio Madeira com Sete de setembro, bairro Nova Porto Velho.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!