A atividade teve como objetivo orientar os policiais sobre as IST’s e prevenção.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O mês de dezembro é o mês de luta e conscientização contra AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A data, que passou a ser adotada no Brasil a partir de 1988, serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids.
Durante todo o mês de dezembro a Formação Sanitária do 4º BPM realizou atividades voltadas à Campanha Dezembro Vermelho com policiais e bombeiros militares e agentes de trânsito de Cacoal, através de ações preventivas e diagnósticas sobre HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Tal atividade se faz necessária, uma vez que, em ocorrências, os policiais militares estão constantemente expostos a situações que envolvem sangue o que aumenta o risco destes profissionais serem contaminados com doenças virais.
A atividade teve como objetivo orientar os policiais sobre as IST’s, formas de prevenção tanto na vida particular quanto na atuação policial e sobre as Profilaxias Pós-Exposição (PEP) e combater o preconceito existente principalmente em relação às pessoas com HIV e AIDS.
Após as orientações, os participantes foram convidados a realizarem os testes rápidos de sorologia para HIV, Hepatites B e C e Sífilis.
Além da sede do 4º BPM em Cacoal, a 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo, no município de Pimenta Bueno, também foi contemplada. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Cacoal – RO e Pimenta Bueno e com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) destes municípios.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!