Os 52 municípios podem contar com o serviço, em parceria com Senado e o Legislativo Estadual
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Todas as 52 Câmaras Municipais de Rondônia contam com portais na Internet, graças também ao trabalho da Assembleia Legislativa, através do Departamento de Informática, que promove treinamento e o suporte do Programa Interlegis, no convênio com o Senado Federal, que destacou os avanços rondonienses em seu portal.
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), determinou que o acesso ao Programa Interlegis fosse facilitado, oferecendo todo o suporte para a consolidação do serviço nas Câmaras Municipais. O Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, inclusive, recomendam que as Câmaras de Vereadores utilizem o pacote de programas do Interlegis, que atendem às exigências das Leis de Acesso à Informação e de Transparência.
"É uma ferramenta gratuita, inovadora, de qualidade e que oferece a transparência necessária ao processo legislativo e às ações das Câmaras. A Assembleia tem dado a sua contribuição, nessa parceria com o Senado", destacou Maurão.
Apesar dos avanços, o trabalho ainda precisa ser fortalecido, pois das 52 Câmaras mais a Assembleia, 23 usam o Portal Modelo, ferramenta desenvolvida e oferecida gratuitamente pelo Interlegis, mas em 11 delas o portal está desatualizado. Há também 30 que usam portais de terceiros, muitas vezes pagando por esse serviço.
"O desafio agora é que todas passem a utilizar o Portal Modelo. Na atual gestão, foram treinadas 13 Câmaras, na própria Assembleia, que utiliza maciçamente os produtos Interlegis, como o Portal e os Sistemas de Apoio ao Processo Legislativo e à Atividade Parlamentar", completou Jamilton Costa, diretor do Departamento de Informática.
A pedido do senador Valdir Raupp (PMDB), houve ainda uma série de oficinas em cidades polo de Rondônia.
Com informações do ILB/Interlegis e Agência Senado
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!