Serão inaugurados a Oca do Centro Cultural Indígena, destinada a exposições itinerantes.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Memorial Rondon, construído na área em torno da capela de Santo Antônio, na Estrada de Santo Antônio, será entregue oficialmente à comunidade no dia 30 deste mês, em cerimônia às 16h30, com a presença do governador Confúcio Moura. O memorial foi construído com recursos de compensação ambiental advindos da empresa Santo Antônio Energia, articulados pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), que administra esse espaço desde 2015.
Além do Memorial Rondon, também serão inaugurados a Oca do Centro Cultural Indígena, destinada a exposições itinerantes, o busto em homenagem à cientista Emilie Snethlage e a nova sinalização turísticas do Sítio Arqueológico Vila de Santo Antônio, que é administrado pela Setur e pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva.
Conforme Júlio Olivar, superintendente estadual de Turismo, o acervo e a montagem do presente memorial foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares dos deputados estaduais e recursos da iniciativa privada, por meio da Lei Rouanet, vinculada ao Ministério da Cultura. A nova sinalização foi custeada graças à emenda parlamentar do deputado estadual Leo Moraes.
Por exigência da Setur, nos últimos quatro meses o Memorial Rondon passou por reparos diversos, incluindo novo telhado, numa ala, nova iluminação externa, construção da oca, cobertura dos corredores de acesso e pinturas, dentre outros reparos, empregando-se mais de 300 mil reais, além dos outros 2 milhões investidos a princípio.
Herói da Pátria
Júlio Olivar destaca que o Memorial Rondon é o maior acervo do Brasil sobre a biografia do patrono de Rondônia e das Comunicações, o herói da Pátria Marechal Rondon. “São mais de 400 peças, além do mini-cinema e do espaço da loja que será licitada em breve para comercialização de artesanatos regionais”, menciona Olivar, acrescentando que o Memorial é hoje um dos principais atrativos culturais de Porto Velho e neste curto período de existência já recebeu mais de 18 mil visitantes.
Sobre a homenagem prestada à cientista Emilie Snethlage, cujo nome completo era Henriette Mathilde Maria Elisabeth Emilie Snethlage, nascida na Alemanha em 13 de abril de 1868 e falecida em Porto Velho em 25 de novembro de 1929, Júlio Olivar explica que ela foi uma ornitóloga, a maior pesquisadora sobre os pássaros do Vale do Rio Madeira.
“Esse espaço é muito adequado, pois aqui era a sede do município de Santo Antônio do Rio Madeira, o maior em área territorial de todo o planeta Terra e símbolo deste vale onde viveu e repousou a cientista que foi a primeira mulher membro da Academia Brasileira de Ciências”, acrescenta o superintendente estadual de Turismo. Na mesma cerimônia será feito o lançamento do vídeo institucional Turismo Rondônia e feita a entrega dos títulos Amigos do Turismo.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!