Desde a última sexta-feira (25), cerca de 300 alunos que moram nos bairros Alfapark, São Marcos e Paineiras, localizados em Cacoal, tiveram o transporte escolar suspenso. De acordo com a secretária municipal de Educação Rosely Mariana Dias, a interrupção ocorreu por falta de aferição nos tacógrafos de alguns ônibus e curso obrigatório de formação especializada para transporte escolar de alguns motoristas. Ainda segundo a secretária, o município vem tentando resolver o problema desde março deste ano.
“Esses ônibus são novos e compõem a frota própria da secretaria. Eles foram entregues no mês de fevereiro e acreditávamos que eles já teriam vindo de fábrica com a aferição, porém, quando esses veículos foram passar pela vistoria do Detran, foi constatado que estavam irregulares para rodar”, contou.
Para solucionar o problema foi aberta uma licitação, inicialmente não houve interessados em participar, mas uma nova chamada foi aberta e uma empresa de Ji-Paraná especializada neste serviço ganhou. “Nós pedimos um prazo de 60 dias para que esses veículos passem pela aferição dos aparelhos. Iremos enviar um ônibus de cada vez, dessa forma evitando que o trabalho de transporte escolar seja prejudicado”, contou Rosy.
Outro problema enfrentado pela Secretaria é que alguns motoristas não possuem o curso de formação especializado para o transporte escolar exigido para a função. De acordo com a secretaria de educação, o curso deve ser oferecido nos próximos 30 dias no município de Vilhena.
“Esse curso deve ser aplicado por uma equipe do Detran, mas é muito difícil, pois são 50 horas de aula e temos que nos organizar para que o serviço de transporte não seja interrompido. Para isso iremos enviar para o município de Vilhena os motoristas que ainda não passaram pelo curso, e o treinamento será aplicado nos finais de semana”, afirmou a secretária.
Segundo a secretária de Educação, o transporte nestas localidades voltou ao normal ontem (30). O transporte escolar é de responsabilidade do município. Em Cacoal, cerca de 3,8 mil estudantes dependem deste transporte para chegar às escolas.