O conjunto de ataques e reformas do Governo Temer e do Congresso Nacional contra os servidores públicos foi destacado pelos servidores durante a assembleia.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os servidores do TRT vão paralisar as atividades durante duas horas no dia 30 de agosto contra o desmonte da Justiça do Trabalho. Essa foi a deliberação da assembleia que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 17, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa. No mesmo dia os servidores do TRF, JF e JEF também farão uma paralisação de duas horas.
O conjunto de ataques e reformas do Governo Temer e do Congresso Nacional contra os servidores públicos foi destacado pelos servidores durante a assembleia. Na opinião da categoria, no Judiciário, Temer tem o apoio dos presidentes dos tribunais superiores para implementar seu projeto, com precarização das condições de trabalho, cortes orçamentários e congelamento de benefícios e de nomeações, cujos efeitos são sentidos pelos servidores.
“Para garantir a política de ajuste fiscal, o Governo está aplicando medidas como um rolo compressor contra os servidores públicos e a cúpula do Judiciário está muito alinhada com esse projeto”, afirmou Tarcísio Ferreira, servidor do TRT e diretor do Sintrajud.
O indicativo de greve unificada do funcionalismo público no dia 14 de setembro e os próximos passos da mobilização serão discutidos na assembleia que será no dia 30 de agosto.
Plano de saúde
A discussão sobre o plano de saúde também foi pauta da assembleia. No TRT, as mensalidades do plano da NotreDame estão quase 30% mais caras e o contrato com a operadora vence no ano que vem. De acordo com a administração, uma nova licitação deve ocorrer em breve.
Além da necessidade de acompanhar as discussões para um próximo plano, os servidores destacaram a necessidade de travar uma grande luta por mais recursos para o custeio da saúde. “Somos parte de uma categoria forte e que pode se mobilizar, vamos mostrar nossa força para exigir mais verbas para saúde e defender nossos direitos”, afirmou Leda Caiana, servidora do TRT.
O Sintrajud está formando uma comissão para analisar e discutir os planos de saúde dos tribunais. Servidores interessados em participar do grupo podem entrar em contato com o Sindicato.
Luta contra o desvio de função dos oficiais de justiça
Os oficiais de justiça aprovaram a continuidade do estado de greve contra o Ato GP/CR nº 05/2017, que pretende retirar os oficiais das centrais de mandados e alocá-los nas varas.
Apesar de haver circulado a informação de que a medida passaria a ser implementada a partir do dia 18/8, até o momento da assembleia ainda não havia determinação oficial de relotação de oficiais. Por esse motivo, ficou deliberado que uma nova assembleia seria convocada caso o tribunal adote alguma providência em relação a isso, nesta sexta ou na próxima semana.
No início desta noite, o TRT publicou notícia informando que a lotação dos oficiais nas varas deve começar a partir da próxima semana. Por esse motivo, nova assembleia está sendo convocada para esta sexta-feira, 18, às 13 horas, no Fórum Ruy Barbosa.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!