Nela é proibida a comercialização de terras, o desmatamento e a destruição da floresta, cabendo ao Estado a proteção dos recursos florestais e dos moradores tradicionais que lá estão.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma equipe do pelotão de Polícia Ambiental no município de Machadinho D’Oeste comandada pelo 1º tenente PM Camilo, com o apoio da 2ª Companhia de Policiamento Ostensivo, comandada pelo aspirarante PM Ferreira, realizou o cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pelo Juízo da comarca de Machadinho D’Oeste, contra Delcides Meireles, conhecido como “Cigano”.
O acusado é presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Reserva Angelim – Coopera. Segundo a PM, a Associação vem a mais de três anos sistematicamente destruindo a Reserva Extrativista Angelim, Unidade de conservação, onde apenas moradores extrativistas tradicionais podem residir e viver da exploração sustentável da floresta. A Reserva Angelim localiza-se no Município de Machadinho D’Oeste, sendo constantemente fiscalizada pela Polícia Ambiental local e pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental – Sedam.
Não pode
Nela é proibida a comercialização de terras, o desmatamento e a destruição da floresta, cabendo ao Estado a proteção dos recursos florestais e dos moradores tradicionais que lá estão. A PM infomou que a Associação em que “cigano” é o presidente estava loteando a Reserva, vendendo lotes com a promessa de que após o comprador ter derrubado todo o seu lote receberia os documentos da terra, tendo que contribuir com a mensalidade da associação. Caso o associado não derrubasse a mata do seu lote, este seria tomado de volta.
O motivo
O intuito da prisão preventiva era cessar todo esse comércio de terras da Reserva Angelim, e sobretudo o desmatamento e destruição da floresta. Foram bases para a expedição do mandado de prisão preventiva os crimes de associação criminosa, estelionato e os diversos crimes ambientais praticados na Unidade de Conservação. O Ministério Público do Estado de Rondônia já está solicitando a dissolução da referida associação.
O Mandado de Prisão foi cumprido na cidade de Cujubim/RO, local de residência de Delcides Meireles. Ele foi preso na praça municipal em frente à prefeitura, às 9h30, de domingo.
Não houve resistência por parte do cidadão que foi levado para o presídio no município de Machadinho D’Oesteapós passar por exame de corpo de delito. A informação é do tenente PM Camilo, Comandante do 2 Pelotão de Polícia Ambiental em Machadinho D’Oeste.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!