De acordo com Confúcio, o governo estadual é acostumado a trabalhar com grandes números, mas precisa voltar para a grandeza dos pequenos números. Ele afirmou que em 2017 vai abraçar esses projetos e apoiar as associações e entidades do terceiro setor a
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Dez projetos de desenvolvimento sustentável para microrregiões de Rondônia foram apresentados em reunião de avaliação de resultados do governo, realizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Sepog), na tarde de sexta-feira (16), em Ariquemes, com secretários das unidades regionais e o governador Confúcio Moura. Entre os projetos apresentados, se destacaram os de extrativismo sustentável, exploração do pirarucu, crescimento da produção cafeeira, turismo rural de instalação de fibra ótica e internet para os ribeirinhos.
Com base na exposição de dados apresentados pelos secretários de cada regional, Confúcio disse que os projetos são grandiosos pela missão de gerar emprego e renda, aquecendo a economia local, por um valor acessível ao estado, uma vez que serão desenvolvidos com mobilização e parcerias, por meio de associações e entidades do terceiro setor.
De acordo com Confúcio, o governo estadual é acostumado a trabalhar com grandes números, mas precisa voltar para a grandeza dos pequenos números. Ele afirmou que em 2017 vai abraçar esses projetos e apoiar as associações e entidades do terceiro setor através de editais. “Estamos interessados em financiar os projetos, e espero que vocês não percam a capacidade da militância, da busca por parceiros, e não se acomodam”, alertou Moura.
Confúcio parabenizou a equipe da Sepog pela visão empreendedora, e disse que os secretários regionais estão no caminho certo, o caminho de acesso ao desenvolvimento socioeconômico. “As grandes transformações começam com a persistência, com parcerias, busca por alternativa no âmbito de trabalho, transformando boas ideias em projetos de acordo com a potencialidade da região”, frisou.
Ele também destacou a importância das unidades regionais auxiliarem os pequenos produtores rurais na criação de associações, instituições e cooperativas; e buscar mecanismo para inserir a tecnologia na vida dos pequenos produtores rurais para que consigam acompanhar o desenvolvimento.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!